Assembleia Legislativa deu prosseguimento nesta manhã a ciclo de palestras com especialistas sobre prevenção ao câncer
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em parceria com o Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia (Cebrom) e Oncoclínicas, está promovendo uma série de palestras com oncologistas. Na manhã desta quinta-feira, 9, a palestra ocorreu no auditório 1 do Palácio Maguito Vilela, sobre “Câncer: Presente e Futuro. Como se prevenir?"
O objetivo da atividade é informar os servidores e a população sobre os cuidados e os diversos tipos de tratamentos disponíveis contra o câncer. O oncologista, Daniel Fernandes, ressaltou o aumento de incidência da doença no mundo e pontuou a importância de informar as pessoas sobre as medidas de prevenção.
“Temos que incentivar a população sobre a importância de realizar consultas e exames de rotina, sobretudo os exames preventivos. Além de aumentar as chances de cura, o diagnóstico precoce ajuda o médico a selecionar o tratamento que permita os melhores resultados, sempre objetivando a saúde e o bem-estar do paciente”, disse Fernandes.
No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, no triênio de 2023 a 2025, poderão ocorrer 704 mil casos novos de câncer, sendo o de pele não melanoma o mais frequente na população. O câncer de mama é o segundo mais incidente, seguido pelos cânceres de próstata, cólon e reto e pulmão.
O palestrante reforçou que, mesmo com o aumento de casos, através da detecção nos estágios iniciais da doença, aumenta consideravelmente as chances de cura do paciente.