Em alusão ao Dia das Mães, Assembleia realiza palestra sobre empoderamento materno, nesta 6ª-feira, 10
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, por iniciativa de uma servidora da Casa, a palestra “Mamãe Pingo”, em alusão ao Dia das Mães que será celebrado neste domingo, 12. O evento ocorrerá no auditório 1, a partir das 10 horas, no Palácio Maguito Vilela.
Pensando em todas as mamães da Alego, a servidora Hennedy de Castro reuniu os fundadores do projeto Mamãe Pingo: Luciane Costa, Paulo Sucasas e Naraiana Tavares. Os especialistas irão falar sobre o empoderamento materno e sanar as dúvidas dos ouvintes.
Luciane Costa falou sobre os temas que serão abordados no evento, na Casa do Poder do Legislativo. “Palestrar na Alego é um marco para o impacto socioambiental do projeto Mamãe Pingo. Nós queremos focar na saúde mental, no bem-estar materno, na rede de apoio às mães, mediada por tecnologias que promovam o empoderamento e, ainda, no desenvolvimento na primeira infância”.
Luciane explicou que o desenvolvimento na primeira infância é essencial para o ser humano, porque 90% do cérebro é formado nos primeiros cinco anos de vida. Ela pontua também que tudo o que acontece nesta fase da vida vai influenciar nas saúdes física, mental e emocional do indivíduo.
Hennedy de Castro, idealizadora da palestra, afirmou que o objetivo é contribuir com a comunidade. “A Assembleia Legislativa serve à população e entendemos que podemos colaborar com isso, pensando em beneficiar os colaboradores da Casa e a população do Estado de Goiás”.
Startup Mamãe Pingo
A Mamãe Pingo deriva de ações de ensino, pesquisas e extensões realizadas na Universidade Federal de Goiás (UFG) a partir de um projeto de avaliação do desenvolvimento na primeira infância, desenvolvido no bairro Estrela D’Alva e financiado por recursos públicos (edital FAPEG/PPSUS).
Os três palestrantes desenvolveram, de forma interdisciplinar, atividades de formação para os alunos de graduação, pós-graduação, além de assistência às crianças e famílias.
A Mamãe Pingo objetiva levar leveza e confiança ao jeito materno de cuidar, por meio de informações científicas obtidas pela curadoria de especialistas e entregues de forma rápida, acessível, organizada e personalizada, por meio de uma plataforma com inteligência. Em 2023, foi uma das seis startups do Centro-Oeste a receber o Prêmio Mulheres Inovadoras da FINEP.
Especializações e carreira
Paulo Sucasas é médico pediatra, especialista em infectologia pediátrica e pronto socorro infantil (USP), mestre e doutor em pediatria (USP), e também professor-titular da UFG. Uma carreira com mais de 30 anos.
Naraiana Tavares é psicóloga, especialista em psicologia da saúde e neuropsicologia, mestre em psicologia do desenvolvimento, doutora em neurociências (UFMG) e professora do curso de psicologia da UFG.
Luciane Costa é dentista, mestre e doutora em odontopediatria (USP). Foi professora titular da UFG, função que exerceu por 32 anos.