Mães goianas recebem homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa de Clécio Alves

10 de Maio de 2024 às 07:00
Crédito: Hellenn Reis
Sessão solene em homenagem ao Dia das Mães

Em celebração ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 12, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na noite dessa quinta-feira, 9, sessão solene para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a mães. A homenagem foi proposta pelo deputado Clécio Alves (Republicanos).

A iniciativa teve o objetivo de reconhecer mães que se destacam em suas áreas de atuação, seja pelas ações na comunidade, no ambiente profissional ou por seu comprometimento, dedicação e carinho na criação de seus filhos.

A sessão solene extraordinária foi presidida por Clécio, acompanhado de seu esposa, Rositaylor Machado Alves. Integraram a mesa diretiva o chefe de gabinete do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD), José Firmino, no ato representando o prefeito; terapeuta ocupacional Cintia Melo Pinheiro; perita judicial Luana Correia Campos; ex-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma), Luan Alves;  empresária Thaynara Costa Assis Alves; chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Kamilla Segurado, no ato representando a  secretária Milene Baldy; e a professora Aldetina Mendes dos Santos.

Grandeza

Em seu discurso, Clécio Alves afirmou que são muitas as justificativas para se fazer uma homenagem lembrando a importância, a grandeza, a força e o valor de cada mãe. Ele se recordou que perdeu o pai quando tinha 5 anos de idade e contou que a mãe, então com 38 anos, dedicou o resto da vida para cuidar dos três filhos. Como eram muito pobres, a avó se mudou para a casa deles, para cuidar das crianças, enquanto a mãe trabalhava.

A par de ocorrências familiares, o deputado discorreu sobre sua entrada na carreira política. “E hoje eu estou aqui. Dos deputados que estão aqui, eu sou o mais votado de Goiânia, com muita honra. Já cheguei aqui já me elegeram vice-presidente e, não bastando, já me reelegeram, até o final do mandato. Na Câmara de Vereadores, fui seis vezes vereador, fui presidente, fui vice-presidente, presidente das principais comissões, líder do Governo Iris Rezende, líder do Paulo Garcia. Fui prefeito de Goiânia por 15 dias. E tudo isso só foi possível, primeiro porque Deus sempre cuidou de mim; depois, porque, só foi possível por causa da minha mãe. Se a minha mãe não tivesse sido o que foi comigo e com meus irmãos, eu, com certeza, não seria hoje o deputado Clécio Alves.”

Na sequência da solenidade, a dupla Boiadeiro e Soberano fez uma apresentação musical.

Em seguida, Clécio entregou o Certificado do Mérito Legislativo à empresária Thaynara Costa Assis Alves, que, na sequência, discursou em nome dos homenageados. Ela iniciou sua fala afirmando que, de todas as funções que ela exerce, ser mãe é a mais desafiadora, por isso considerava uma honra e responsabilidade estar representando as outras mães.

Ele ressaltou o privilégio de ser mãe. “Em cada sorriso, em cada lágrima, em cada doença ultrapassada, em cada virose, em cada desafio, em cada vitória que nós temos com nossos filhos, tem algo em comum em tudo isso, que é o amor. Nós colocamos com amor, nós fazemos isso pelo amor aos nossos filhos, nós renunciamos às nossas próprias vidas.”

Na sequência as outras homenageadas da noite receberam o Certificado do Mérito Legislativo.

Origem

Conforme registros em enciclopédias, as festividades do Dia das Mães têm origem nos Estados Unidos, por iniciativa da ativista Ann Maria Reeves, com objetivo de diminuir a mortalidade de crianças, sobretudo devido ao trabalho infantil. Em 1865, ela organizou o dia de amizade para as mães, precursor do feriado. Em 1914, o Congresso Americano aprovou e instaurou o Dia das Mães, a ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. Desde então, vários países do mundo celebram o amor e o cuidado de suas mães na data.

Agência Assembleia de Notícias