Inclusões no calendário oficial de Goiás são avalizadas em primeiro turno
Durante a deliberação da Ordem do Dia desta quarta-feira, 15, os deputados aprovaram, em primeira discussão e votação, o projeto de lei que busca o reconhecimento oficial da Festa do Peão da Areia, realizada anualmente no povoado da Fazenda Areia, zona rural de Piracanjuba. O objetivo da proposição do deputado Amauri Ribeiro (UB), que tramita com o nº 4419/24, é de que o evento seja incluído no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
O tradicional festejo é um dos maiores eventos de rodeio e atração musical sertaneja da região entre Piracanjuba e Bela Vista. A festa iniciou em 1992 e, ao longo dos anos, tornou-se um marco no calendário cultural da região. Inicialmente, o evento era focado em rodeios, mas depois incorporou diversas atrações, como shows de música sertaneja, exposições e feiras.
O rodeio é uma das atrações principais da festa, pois competidores de todo o Estado e, até mesmo, de outras partes do Brasil participam de provas de montaria em touros, além de competições de laço e outros eventos relacionados ao universo country.
O parlamentar justifica que, além de shows de artistas consagrados, a festa celebra a música raiz, incluindo apresentações de violeiros e músicos que preservam as tradições da música raiz brasileira. “Tornou-se mais que um evento de rodeio e, sim, a celebração da cultural rural sertaneja, que reúne pessoas de diferentes regiões do Estado”.
Também em primeira votação, foi aprovada a propositura nº 2640/24, do deputado Dr. George Morais (PDT). A matéria inclui o Dia do Movimentador de Mercadoria no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.