Desabrigados do RS precisam de apoio psicológico e alimentos prontos, diz Gugu Nader

20 de Maio de 2024 às 14:20

O deputado estadual Gugu Nader (Agir) está em Canoas, Rio Grande do Sul, oferecendo apoio às vítimas das recentes enchentes que têm assolado o Estado. Com seu “Panelão do Gugu”, ele tem servido refeições aos mais de 150 mil desabrigados do município.

"Apenas um bairro de Canoas, com 80 mil habitantes, foi completamente inundado. Seria o equivalente a perdermos toda a região Noroeste de Goiânia", relata o deputado. "É um local humilde. As pessoas estão em situação completamente desumana".

Gugu Nader afirma que a demanda de água potável, a primeira necessidade dos refugiados, já foi suprida com doações de todo o Brasil, mas os canoenses seguem precisando de alimentos. "As pessoas precisam de refeições prontas, porque não têm onde preparar os alimentos não-perecíveis que recebem".

Nos abrigos e nas ruas, Gugu Nader consegue distribuir de 7 a 8 mil refeições por dia, mas a quantidade está longe de ser suficiente. "É muito triste, porque as pessoas querem levar mais refeições. Não podemos atender todo mundo".

Outra necessidade é o apoio psicológico, relata o deputado. "Hoje mesmo tivemos de separar uma briga de família dentro do abrigo. Os abrigos não são seguros. Alguns têm milhares de pessoas e são frequentados também por traficantes".

Ainda existem moradores que, desde o começo do desastre, no início do mês de maio, não deixaram suas casas, e agora precisam de resgate. "Ouvimos helicópteros das equipes de salvamento o tempo todo. São pessoas que quiseram ficar em casa, mas agora adoecem com a água contaminada e precisam de ajuda. Nas ruas alagadas, o cheiro de animais mortos é muito forte."

As autoridades locais preveem que, se não voltar a chover, a água deve voltar aos níveis normais em até 20 dias. "Mas, depois disso, para onde as pessoas vão? Suas casas estão destruídas. Com todo o apoio, a região levará pelo menos seis meses para ter alguma normalidade."

Esta matéria foi originalmente publicada por Italo Wolff no Jornal Opção em 19 de maio de 2024. Leia a matéria original em: https://www.jornalopcao.com.br/brasil/desabrigados-do-rs-precisam-de-apoio-psicologico-e-alimentos-prontos-diz-gugu-nader-606884/.

Gabinete Dep. Gugu Nader Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).