Ícone alego digital Ícone alego digital

Visão monocular pode ser considerada deficiência visual por proposta de Wagner Camargo Neto

28 de Maio de 2024 às 12:30

O deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) quer, com o projeto nº 10639/24, que a visão monocular seja considerada deficiência visual para todos os efeitos legais. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuída para relatoria do deputado Issy Quinan (MDB). 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a visão monocular se caracteriza quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto, no outro, mantém a visão normal. A legislação federal já considera a condição como deficiência e, por isso, o legislador busca garantir tal equiparação também em lei estadual.

Na justificativa, Wagner Camargo Neto destaca os princípios constitucionais da simetria e isonomia como motivos para sua sugestão. “Isso posto, registramos ser de extrema importância a inclusão, de forma expressa, dessa categoria na legislação estadual para o gozo dos mesmos benefícios concedidos às pessoas com deficiência”, defende.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.