Alego abriu, na noite dessa 3ª-feira, a 2ª edição do Projeto Cidade Viva, para difundir a cultura na periferia da Capital
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Seção Adjunta de Atividades Culturais, realizou na noite dessa terça-feira, 28, a segunda edição do Projeto Cidade Viva, sob o comando do deputado Mauro Rubem (PT), no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela. O projeto é financiado por emenda parlamentar proposta pelo deputado, conforme estipulado na Lei Orçamentária Anual (LOA), e tem por finalidade fomentar e impulsionar a arte, cultura, educação, cidadania e diversidade em várias escolas e comunidades de Goiânia.
A cantora Juliana Soares realizou a abertura trazendo clássicos da MPB. Além da música, artistas pernas de pau também alegraram os participantes no evento, que reuniu parceiros da programação que fizeram parte da primeira edição, ajudando na execução das atividades do projeto. Esses parceiros foram homenageados com entrega de Certificado do Mérito Legislativo.
Recriando relações sociais
Segundo Mauro Rubem, o projeto intenciona reaproximar a comunidade da cultura, esporte e lazer. Ademais, ele ressalta que o entretenimento em grande parte tem custo, o que impossibilita financeiramente algumas pessoas a viverem essa experiência de forma real, que não seja apenas pela indústria cultural proposta pela mídia. “Esse projeto recria as relações da sociedade, que oferta a oportunidade de a criança ter o contato com a música e atividades de cidadania”, discorreu.
A chefe da Seção Adjunta de Atividades Cultural, Ana Rita de Castro, lembrou que o projeto propõe levar cidadania, palestras, oficinas e apresentações culturais, a fim de integrar ações educativas e culturais voltados para a periferia de Goiânia. “Desde a primeira edição, notamos que havia a necessidade de um projeto como esse. Nós,da Seção Adjunta de Atividades Culturais, nos sentimos honrados em ser parceiros desse projeto que está sendo realizado na Casa do povo goiano.”