Ícone alego digital Ícone alego digital

Edição 2024

29 de Maio de 2024 às 17:00
Edição 2024
Juventude e democracia se encontram, mais uma vez, na segunda edição do Programa Parlamento Jovem, realizado pela Escola do Legislativo. Programa teve recorde de inscrições neste ano, com quase 1.000 candidatos.

Vem aí a edição 2024 do Parlamento Jovem Goiás, uma ação educacional e política da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para aproximar juventude e Parlamento. As últimas etapas preparatórias para o evento acontecem nos próximos dias na Alego. Voltado a alunos de graduação, o programa é uma representação da experiência legislativa estadual, na qual os participantes atuam como deputados, procuradores, assessores e profissionais de imprensa.

O Parlamento Jovem é realizado, anualmente, pela Escola do Legislativo da Alego. A ação promove o debate de propostas legislativas e a reflexão sobre diferentes perspectivas e ideologias político-partidárias, em uma imersão real na atuação parlamentar goiana.

A abertura do evento ocorreu em abril, e a próxima etapa do encontro ocorre nos dias 3 e 4 de junho, com palestras ministradas por procuradores, assessores e servidores da Casa de Leis para o treinamento dos candidatos selecionados. O resultado do processo seletivo de participantes foi divulgado hoje, 29, na página da Escola do Legislativo.

Após o período de treinamento, os selecionados ingressam no período de produção das proposições legislativas e, então, darão início a tão esperada simulação dos trabalhos.

Recorde de inscrições

Nesta segunda edição, os selecionados desempenham as funções de 41 parlamentares e 41 assessores, além de 10 jornalistas e 5 cargos de procuradores legislativos. As 97 vagas foram disputadas por 980 estudantes, um recorde de inscrições, superando as 680 da primeira edição. Para desempenhar suas atividades legislativas como parlamentar ou assessor, os candidatos se dividem em seis partidos possíveis: Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Liberal (PL), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido dos Trabalhadores (PT) e União Brasil (UB).

Os participantes também recebem certificados que totalizam 100 horas de atividades extracurriculares. Além da certificação, há a possibilidade de oferta de vagas de estágio para todas as opções de atuação.

Treinamento para os selecionados

O treinamento para os candidatos selecionados para o Parlamento Jovem começa no dia 3 de junho, no Auditório da Escola do Legislativo, na sede da Alego, e conta com as palestras:

  • Noções básicas sobre o Regimento Interno da Alego
    Palestrante: Murilo Costa - Procurador da Alego
  • Poder Legislativo e Comissões Parlamentares
    Palestrante: Miguel Gusmão - Procurador da Alego
  • Noções básicas sobre Processo Legislativo Constitucional
    Palestrante: Eduardo Lolli - Procurador da Alego
  • Competência Legislativa
    Palestrante: Edmarkson Ferreira - Procurador da Alego

Para o segundo dia de treinamento, 4 de junho, as palestras serão:

  • Plenários: Composição e Funcionamento
    Palestrante: Neolete Freitas – Analista da Alego
    Local: Auditório Escola do Legislativo e Plenário Iris Rezende
  • Comunicação Política: entre o desejo de falar e a falta do interesse de ouvir
    Palestrante: Marcos Marinho - Professor
    Local: Auditório Escola do Legislativo
  • Aspectos práticos da Assessoria Parlamentar Legislativa
    Palestrante: Vinícius Timóteo – Assessor Legislativo
    Local: Local: Auditório Escola do Legislativo
  • Aspectos da Linguagem Jurídica para a Atividade Legislativa
    Palestrante: Sara Castro – Professora
    Local: Auditório Escola do Legislativo
Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.