Por iniciativa de Mauro Rubem, livro “Conflitos do Campo 2023” será lançado na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará solenidade, proposta por Mauro Rubem (PT), para o lançamento da publicação “Conflitos do Campo 2023- Análise dos dados registrados em Goiás”. O evento será no auditório 2, do Palácio Maguito Vilela, nesta terça-feira, 11, a partir das 8 horas.
O objetivo é apresentar e debater as análises completas dos dados registrados e sobre os supostos causadores dos conflitos. Segundo Mauro Rubem, no ano anterior, os conflitos no campo, em Goiás, alcançaram o quinto lugar no ranking nacional, com um aumento significativo de 108,8%.
O parlamentar classificou a situação como alarmante e falou sobre a importância da publicação. “Isso é alarmante, inadmissível, precisamos conhecer essa realidade e agir, entender as violências que atingem as comunidades camponesas, quilombolas e famílias que lutam por acesso à terra”, explica Rubem.
Mesa e palestrantes
Além de Mauro Rubem, a mesa de abertura contará com a presença do arcebispo de Goiânia Dom João Justino; Anderson Máximo, representante da CSF/TJ-GO; e Saulo Reis, representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT-Goiás).
O evento receberá palestrantes para discorrer sobre o tema, entre eles, Anne Catherine, representante da D&P; Wilson Rocha, representante do Ministério Público Federal (MPF); Márcio Toledo, representante do Ministério Público de Goiás (MP/GO); Gustavo Alves, representante da Defensoria Pública da União (DPU); Mariana Costa, representante da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE); Michela Calaça, coordenadora geral da DMCCA e MDA; Francesca Monteverdi; Bispo Dom Jeová Elias, além de outras autoridades que também foram convidadas para debater sobre o assunto.