Projeto de Veter Martins prevê política de atendimento a profissionais de saúde
Projeto do deputado Veter Martins (UB), que propõe a criação de política de atenção à saúde mental de profissionais da saúde pública de Goiás, começou a tramitar na Alego com o número 12210/24. Antes de ser votada em Plenário, a matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
De acordo com o autor da proposta, os profissionais da área da saúde estão enfrentando problemas, como sobrecarga de trabalho, falta de estrutura no ambiente de trabalho e carência de equipamentos de proteção individual. Isso tem desencadeado problemas como a síndrome de Bournot, esgotamento mental, alto índice de suicídio e altos níveis de ansiedade e depressão, principalmente entre os profissionais que trabalham na linha de frente assistencial.
“Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, a taxa de suicídio entre profissionais de saúde é de três a cinco vezes maior do que na população em geral. Esses profissionais precisam de suporte para enfrentar os vários problemas de saúde enfrentados no expediente de trabalho, e o atendimento psicológico se faz necessário para que eles tenham um equilíbrio emocional, que será realizado de forma virtual e visa amenizar o impacto emocional causado a esses profissionais”, afirma Martins em suas justificativas.
O deputado lembra que os principais tipos de absenteísmo na área saúde são causados por doenças e problemas de saúde, falta de motivação, estresse e depressão.