Transferência da capital para Trindade passa pelo primeiro crivo do Plenário
Os deputados deram o primeiro sinal verde à proposta de nº 2870/24, assinada pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), que autoriza a transferência simbólica da capital de Goiás para a cidade de Trindade. Caso aprovada, a mudança ocorrerá, anualmente, no primeiro domingo de julho, data de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno. A deliberação ocorreu na Ordem do Dia desta terça-feira, 11.
Na motivação de sua proposição, Cristiano Galindo ressalta as importâncias cultural e econômica do evento que acontece todos os anos no município. Ele aponta dados de 2023, ano em que a cidade teria recebido 3,6 milhões de visitantes, em razão dos festejos religiosos com impacto econômico de cerca de R$ 40 milhões.
O parlamentar ressalta que o evento traz oportunidades de emprego e renda para todos que estão envolvidos com a Romaria e a aprovação do projeto de lei contribuirá para “a fomentação, a preservação e a valorização de sua história, enaltecendo a importância da festa de Trindade para todo o Estado de Goiás”.