Criação de política de incentivo a projetos audiovisuais vai para segunda votação
Durante a Ordem do Dia desta terça-feira, 11, o Plenário aprovou, em primeira discussão e votação, o projeto de lei nº 1655/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB). A propositura cria a Política Estadual de Incentivo aos Projetos Audiovisuais Goianos de Produção Independente.
Trata-se de uma iniciativa para estimular os produtores independentes do audiovisual goiano para o desenvolvimento de novas produções, aprimoramento de profissionais ou formação de novos, para fomentar a isonomia e competitividade perante os grandes players do mercado goiano e nacional. Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) revelam que as produções audiovisuais se concentram, majoritariamente, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto que a região Centro-Oeste representa apenas 2,3% da produção total do País.
As possibilidades de crescimento do mercado audiovisual são promissoras, porque, com as inúmeras belezas naturais de Goiás aliadas aos profissionais talentosos e criativos do mercado regional, a parceria do Poder Executivo com a União, os municípios, outros estados, entidades da sociedade civil, entidades de classe e o setor privado favorecem maiores chances de sucesso na implementação de políticas de incentivo aos projetos audiovisuais dos produtores independentes de Goiás.