Plenário dá aval definitivo à transferência simbólica da capital para Trindade
Seguirá para sanção ou veto do Executivo estadual, após duplo aval do Plenário, matéria de Cristiano Galindo (Solidariedade) que autoriza a transferência simbólica da capital do Estado de Goiás para a cidade de Trindade (processo no 2870/24). Tradição estadual, a transferência já ocorre para outros municípios, como os de Goiás e de Rio Verde.
Trindade, contextualiza Galindo na proposição, “chega a receber só no período da romaria cerca de 2 milhões de fiéis. A Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno bateu recorde no ano de 2023, recebendo cerca de 3,6 milhões de fiéis”.
“O impacto econômico é de grande valia”, prossegue, “já que no último ano, o evento movimentou cerca de R$ 40 milhões. Praticamente todos os hotéis estiveram com sua lotação máxima, trazendo oportunidades de emprego e renda para todos que estão envolvidos com a festa”.
A proposta de transferência, argumenta, não gera despesa para o Estado e “irá propiciar o fomento, a preservação e a valorização da história do evento, enaltecendo a importância da festa de Trindade para todo o Estado de Goiás”.