Lucas Calil quer reconhecimento da Festa das Cavalhadas de São Francisco de Goiás
O deputado Lucas Calil (MDB) propõe, por meio do projeto de lei nº 13001/24, reconhecer a Festa das Cavalhadas da cidade de São Francisco de Goiás como Patrimônio Cultural Imaterial Goiano e incluí-la no Calendário Cívico e Cultural do Estado. A proposição está sendo analisada pela Comissão da Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que apontará um de seus integrantes para a relatoria.
De acordo com o legislador, a festa, que é realizada anualmente no segundo final de semana em São Francisco de Goiás, merece ser incluída no calendário oficial, pois remete a manifestações culturais com raízes do século XIX.
Ele também ressalta que essa celebração expressa a fé, religiosidade e a história do povo goiano e também fortalece laços de identidade e comunidade. Segundo o parlamentar, essa celebração contribui para a preservação e fortalecimento da identidade cultural do Estado. O evento é uma atração turística importante para o munícipio, o qual fomenta a economia local e divulga a cultura para os milhares de visitantes que prestigiam esse momento.
Calil ressaltou a importância da tradição ser incluída no calendário oficial. “Esses reconhecimentos são medidas essenciais para a preservação e a valorização dessa importante tradição” pontuou.
Cavalhadas de São Francisco
Realizada desde o ano de 1850, a festividade reúne fiéis para celebrar a história e cultura goianas, encena a guerra entre cristãos e mouros, inspirada pelo Livro “Carlos Magno e os Doze Pares da França”, e é dedicada à devoção do povo goiano.