Mauro Rubem repercute matérias de sua autoria e debate sobre prematuros, no Pequeno Expediente
Ao ocupar a tribuna no Pequeno Expediente desta terça-feira, 18, o deputado Mauro Rubem (PT) repercutiu sobre projetos de lei de sua autoria que contemplam várias áreas e audiência pública que debateu os cuidados para com bebês prematuros.
A primeira iniciativa legislativa busca tornar Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás a chamada 'Cultura de Boteco'. “É um espaço de convivência familiar”, argumentou.
Também apresentou a proposta de criação de um fundo específico para as políticas de bem-estar e proteção animal, complementando a legislação já existente sobre o tema. De acordo com o parlamentar, o fundo seria utilizado em ações como, por exemplo, a castração de animais para controle populacional.
Outra proposição, no que elencou de tripé bem-estar, cultura e lazer para a população, é a criação de política pública para campeonatos estaduais de futebol de várzea. “Procurar transformar isso em política pública para ter investimentos e regularidade nas ações que nós entendemos como importantes”, apontou.
A quarta medida apresentada trata da criação de uma política para espaços de descanso voltados a motoristas de aplicativo. “É uma categoria forte, grande, porém não tem políticas públicas que a proteja”, justificou.
Em projeto semelhante, o deputado apresentou, por fim, espaços reservados aos caminhoneiros nas estradas goianas. A medida pretende “levar a atenção à saúde para caminhoneiros, integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que tenhamos nossas estradas mais seguras”, afirmou.
Em outro momento, Mauro Rubem relatou a audiência pública, ocorrida na Alego, no último dia 14, para atenção à saúde de prematuros no parto. O encontro contou com a presença do deputado federal Zacharias Calil (UB), e abordou temas para a melhoria da rede estadual de saúde, com vistas à prevenção de sequelas nesses tipos de gestação.
A aposta cultural Cidade Viva, em Goiânia, foi o último tema em comentário de Mauro Rubem. “O projeto incentiva esporte, cultura, lazer e cidadania com verbas municipais. Fazer isso, permanentemente, em todos os lugares da cidade e em todas as cidades, esse é o objetivo”, encerrou o petista.