Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamentares goianos realizam sessão solene para entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva

24 de Junho de 2024 às 12:15
Crédito: Will Rosa
Parlamentares goianos realizam sessão solene para entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva
Sessão solene de entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 24, sessão solene para entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva, de autoria conjunta dos deputados Bruno Peixoto (UB), Lineu Olimpio (MDB) e Coronel Adailton (Solidariedade)

A Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva foi instituída pelo Parlamento goiano em 2023, por projeto do deputado Lineu Olimpio (MDB). São concedidas 30 medalhas, anualmente, a pessoas indicadas que participam do circuito das cavalhadas, do poder público municipal, estadual e da União.  

Além dos parlamentares, tomaram assento à mesa dos trabalhos: a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes Santos, representante do governador Ronaldo Caiado (UB); secretário de Estado da Retomada, César Moura; vice-prefeito de Jaraguá, Leomar Abadia Cardoso da Silva; pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, padre Edmilson Luiz de Almeida; rei mouro da cidade de Corumbá de Goiás, José Quirino Gouveia de Morais; soldado cristão da cidade de Pirenópolis, Pedro Henrique Jayme.

O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB) foi o primeiro a se pronunciar e contou sobre a o surgimento da Comenda.“Estávamos eu, Coronel Adailton e o Lineu e, naquele momento, o Lineu comentou que essa tradição é muito antiga e que muitos historiadores colocam o Padre Silvestre como o primeiro organizador. E esses homens e mulheres, que mantém essa tradição viva até hoje, arcam com todos os custos, com os cuidados com os cavalos e essas pessoas precisam ser homenageadas. Então, o deputado Lineu sugeriu a criação da comenda Padre Silveiro e eu aceitei, pois são esses homens e mulheres que mantém viva nossa cultura. Quero parabenizar cada um de vocês e podem contar com a Assembleia Legislativa”, declarou Bruno.

Relevância

Após a fala do presidente, o deputado Lineu Olimpio subiu à tribuna para proferir seu discurso. Na ocasião, ele agradeceu ao presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB),  pela sensibilidade nas causas e demandas apresentadas pelos parlamentares.

O legislador destacou, ainda, o crescimento das Cavalhadas fomentado pela Secretaria Estadual de Cultura. “No início eram sete, depois foram nove, 13 e finalizamos esse ano com 15 cavalhadas. 15 cidades que foram resgatadas pelo circuito goiano de cavalhadas para a representação e apresentação dessa festa folclórica no Estado de Goiás”, apontaram. O legislador também parabenizou o padre Edmilson, da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, sobretudo pela condução da festa e na compreensão popular da junção entre folclore e religião.

“É com grande satisfação que nós homenageamos as pessoas que contribuíram para o circuito das cavalhadas aqui em Goiás. Uma manifestação cultural significativa que faz parte do circuito de festa do Estado. Originadas na representação das batalhas mediáveis entre Mouros e Cristãos, elas demostram habilidade e coragem e a celebração da fé, a luta da bem e do mal e o amor ao próximo. Essas festas mantêm viva a tradição nas comunidades goianos”.

Olimpio destacou que o nome da comenda homenageia o padre Silvestre, sobretudo, por sua paixão às cavalhadas, a sua contribuição como único goiano a participar da primeira constituinte brasileira. “Assim, é mais que apropriado que ele esteja recebendo essa comenda, a honraria em relação ao seu nome, permutando sua memória e seus valores”. Por fim, o deputado agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama Gracinha Caiado pelo empenho em valorizar a cultura goiana. De igual modo, ele parabenizou às secretarias da Retomada e da Cultura pelas atividades desempenhadas em todo o território goiano.  

O deputado Coronel Adailton reiterou a fala dos colegas e relatou a importância cultural e turística das cavalhadas em Goiás, o que levou à criação da honraria, instituída por um projeto de lei aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Goiás, e que tem o objetivo de homenagear aqueles que contribuem para a preservação e divulgação dessa tradição.

“As cavalhadas não apenas celebram a história e a cultura de Goiás, mas também impulsionam a economia local, gerando oportunidades de negócios e melhorando a qualidade de vida nas cidades onde são realizadas. As festividades oferecem um espaço de união entre diferentes grupos sociais e promovem o crescimento do turismo regional”, afirmou Adailton.

O parlamentar reforçou a importância de perpetuar essa manifestação cultural, incentivando sua transmissão para as novas gerações. "Precisamos fazer com que essa cultura chegue às novas gerações e outras eras. Goiás convida o mundo a viver essa experiência única, fortalecendo a economia e o turismo da região”.

Cultura

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes comentou o empenho do Governo de Goiás em estabelecer um circuito oficial das cavalhadas de Goiás. Ela destacou que desde 2021 a Secult e outras pastas estaduais têm trabalhado para fomentar as cavalhadas.

“Hoje eu posso falar com muita segurança que temos sim um circuito que acontece em todo o Estado e que é o maior circuito cultural do Brasil. Todos os estados da federação ficam surpresos com o quanto Goiás tem feito. Diante dessa importante manifestação, a Secult e a Universidade Federal de Goiás trabalham na produção de um dossiê para que o circuito seja tombado, a nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, declarou.

Ela apontou, ainda, que a festa fomenta o turismo, gerando renda e emprego nos municípios, e destacou o papel do Governador Ronaldo Caiado na promoção da cultura e seu papel social.

O secretário de Estado da Retomada, César Moura, parabenizou o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto(UB), e igualmente os parlamentares Coronel Adailton (Solidariedade) e Lineu Olimpio (MDB) pela iniciativa e ressaltou a paixão e dedicação das pessoas envolvidas na organização das cavalhadas, que trabalham incansavelmente para manter viva essa tradição. Ele mencionou seu próprio envolvimento com a festa e seu apoio constante a essa manifestação em diversas cidades, inclusive  Jaraguá.

O secretário também lembrou o apoio significativo do governador Ronaldo Caiado (UB), desde o início de seu mandato, para a organização contínua das cavalhadas e por promover essa importante manifestação cultural por todo Estado. "Organizamos a casa, colocamos em dia todos os pagamentos e garantimos que os recursos necessários chegassem a todos vocês”, afirmou.

 O trabalho da secretária de Cultura, Yara Nunes, também foi reconhecido, e Moura destacou seu esforço incansável para obter recursos e executar projetos culturais. "Parabéns a toda a equipe da Secult, que está fazendo um trabalho fantástico”, finalizou.

Homenageado com a Comenda Cavalhadas de Goiás, Padre Silvestre Álvares da Silva, o padre Edmilson Luiz, parabenizou os parlamentares pela iniciativa que instituiu a Comenda. “Vocês não estão homenageando só pessoas, estão homenageando o patrimônio cultural do Estado de Goiás”, disse.

“Agradeço também aos secretários da Retomada e Cultura do Estado de Goiás, sobretudo pelo que está acontecendo na cidade de Jaraguá e a restauração da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Prestada a máxima vênia aos aqui presentes, a Comenda Padre Silvestre foi instituída para homenagear e valorizar as pessoas que contribuem para a permanência, promoção e valorização dessa tradição. Esse momento é oportuno para refletir sobre cultura e seu papel na manutenção da religiosidade em Goiás”, apontou.

Por fim, ele apontou a relevância do padre Silvestre para o desenvolvimento da cidade de Jaraguá, a partir das Cavalhadas e destacou a importância da Comenda levar o nome do religioso e agradeceu as iniciativas parlamentares em valorizar a cultura. “Imortalizar essas manifestações históricas é garantir que a memória de um povo será perpetuada no coração daqueles que ainda virão”, encerrou.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.