Issy Quinan cobra reajuste de pensões pagas aos afetados pelo césio-137
Terceiro a discursar no Pequeno Expediente desta quarta-feira, 26, o deputado Issy Quinan (MDB) cobrou o reajuste das pensões especiais pagas pelo Estado às pessoas irradiadas ou contaminadas que trabalharam na descontaminação da área acidentada com o césio-137, na vigilância do depósito provisório em Abadia de Goiás e no atendimento de saúde às vítimas diretas do acidente.
Issy reforçou que um projeto de lei de sua autoria, o de nº 8806/24, solicita, justamente, a revisão do valor, mas que foi informado que o Executivo está preparando uma proposta legislativa para tratar da reposição inflacionária da referida pensão.
“Já se passaram muitos anos desde o último reajuste e, como sabemos, a inflação corroeu o poder de compra”, lamentou Quinan. Por isso, segundo o legislador, é necessário adequar a legislação estadual para prever correções automáticas, conforme os índices econômicos.
“Muitas dessas pessoas são funcionários aposentados que tiveram suas integridades físicas comprometidas para garantir a segurança da sociedade”, defendeu o parlamentar.