Após audiência de Antônio Gomide em Cavalcante, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros regulariza área com novas cachoeiras

09 de Julho de 2024 às 07:57

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, símbolo da preservação do Cerrado brasileiro e Patrimônio Mundial Natural, concluiu em 28 de junho o processo de regularização fundiária de 977 hectares. Isso foi possível por meio do recebimento da escritura da fazenda Mundo Novo, após acordo de indenização dos proprietários no valor de R$ 7 milhões, provenientes da compensação ambiental.

A solenidade de formalização do acordo ocorreu na Câmara Municipal de Cavalcante, conduzida pelas Frentes Parlamentares em Defesa do Bioma Cerrado e em Defesa da Chapada dos Veadeiros, ambas presididas pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT).

O terreno da fazenda permite acesso aos atrativos cachoeira Santana e Borda Infinita, ambos de grande beleza cênica. A previsão é que um novo portão de acesso à unidade de conservação seja criado no município de Cavalcante, em Goiás.

A área da fazenda foi incorporada ao Parque Nacional em 2017, quando os limites da unidade foram ampliados. O processo de regularização fundiária, iniciado no mesmo ano, se destacou pela sua complexidade.

A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires; pelo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Cerrado, deputado estadual Antônio Gomide (PT); o diretor da Saneago, Ricardo Soavinski; a presidente da Câmara Municipal, Eliene Kalunga; o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga; o secretário de Economia Verde Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rolemberg; a chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Nayara Stacheski; e o coordenador do movimento SOS Chapada dos Veadeiros, Álvaro Fernando De Angelis.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).