Troca simbólica da Capital
O segundo dia de eventos da troca simbólica da Capital de Goiânia para a cidade de Goiás foi marcado por visitas a órgãos e instituições do Poder Judiciário ou a ele relacionados. No final da tarde, haverá, na Praça do Chafariz, solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, seguida por coquetel.
A primeira visita do governador Ronaldo Caiado (UB) foi pela manhã, pouco após as 9 horas, ao Fórum da Comarca, que fez as vezes de sede do Poder Judiciário estadual. Caiado estava acompanhado do vice-governador, Daniel Vilela (MDB), do presidente do Tribunal de Justiça estadual, o desembargador Carlos França, do defensor-público de Goiás, Thiago Gregório, e de outras figuras proeminentes do Judiciário goiano. França e Gregório assinaram documento almejando cooperação interinstitucional que facilite o acesso à Justiça, por meio da instalação de pontos de inclusão digital. Outros desembargadores e o governador assinaram como testemunhas.
Os locais visitados após o fórum – localizado no Setor Aeroporto – ficavam todos no centro histórico da cidade de Goiás.
Segundo ponto de visitação, a unidade do Ministério Público goiano fica na Casa de Fundição do Brasil, na esquina da Praça do Coreto. Ali foram cunhadas – como destaca placa enaltecida por Caiado – moedas de cobre de diversos valores de réis e marcadas pela letra G, de Goiás, entre 1823 e 1833, no início da independência nacional.
A manhã foi finalizada com visita à Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), sediada no Colégio Sant’Ana, de setembro de 1889, antepenúltimo mês do Brasil monárquico. O colégio funcionou continuamente até o século 21 e, em 2010 e 2011, foi revitalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Essa visita contou também com a presença da primeira-dama, Gracinha Caiado, e do prefeito de Goiás, Aderson Liberato Gouvea (PT). A presença das autoridades coincidiu propositalmente com a da população atendida – a DPE-GO promoveu mutirão para receber o público, nesta terça, e recebeu mais de 80 pessoas nas três primeiras horas.
Defensores e subdefensores públicos-gerais – ou, em alguns casos, seus representantes – de 21 unidades da Federação estiveram presentes na DPE-GO. Houve lançamento, com exibição de vídeo, da campanha “Meu pai tem nome”, iniciativa voltada à garantia do direito ao reconhecimento de paternidade ou maternidade para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Tarde tem visita à OAB e à Procuradoria-Regional
À tarde, Ronaldo e Gracinha Caiado visitaram a nova sede da subseção da OAB na cidade de Goiás e a Procuradoria Regional do Estado de Goiás.
Na OAB, houve coquetel com a presença de mais de 60 pessoas. O governador conheceu todo o edifício, que ainda está em obras, sobretudo no segundo andar. Ele enalteceu as dimensões e o ambiente da nova sede. A subseção anterior, lembrou, ficava em uma “salinha mínima”, um contraste com o espaço de dois andares do prédio histórico atual, localizado na esquina da rua Americano do Brasil com a Joaquim Rodrigues, a 200 metros da Praça do Coreto, epicentro do município.
A última visita foi à Procuradoria-Regional de Goiás, onde o governador foi recebido pelo Procurador-Geral do Estado, Rafael Arruda de Oliveira.
“Se tem um órgão que sobrecarreguei”, afirmou Caiado no salão de entrada, “foi a PGE. Pedi a presença da Procuradoria em todas as secretarias e autarquias, para dizer se o que eu estava assinando estava certo ou não. Em todos os meus documentos está lá o parecer da PGE”. Ele ressaltou que tais pareceres são “peças fundamentais para a governabilidade” e que o órgão, especificamente, tem sua eficiência comprovada pelo fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) convalidar todas suas decisões.
Prefeito destaca turismo e importância da transferência
Em frente à casa da Defensoria, pela manhã, a Agência Assembleia de Notícias entrevistou o prefeito de Goiás. Gouvea sublinhou que o município, após perder a condição de capital mantida por mais de 200 anos, “ficou em situação difícil, mas resistiu bravamente por meio da sua gente, que é apaixonada pela sua cidade”.
A simbologia da transferência da capital, pontua, ajuda a alavancar o município, que fica “todo em festa, com o comércio movimentado, todas as pousadas lotadas”. O prefeito salientou também a realização, agora em julho, do Circuito Gastronômico de Goiás e de show da cantora Elba Ramalho, na noite de ontem.
Especificamente, a respeito do turismo, disse que a cidade de Goiás “saiu um pouco atrás de Pirenópolis” no setor. Se essa última é beneficiada pela proximidade de Brasília, Goiás “está no caminho” [da melhoria], uma vez que passou a contar com a duplicação da rodovia que a liga a Goiânia e a investir mais em eventos como o carnaval, a Procissão do Fogaréu e a própria transferência da Capital. Gouvea destacou que, além da vinda do SESC, que ressaltara em discurso no dia anterior, há a chegada de outros empreendimentos, fazendo o turismo passar de sazonal a frequente.
O prefeito falou, ainda, da sua relação com o Poder Legislativo estadual, sublinhando “ter muitas parcerias” com os parlamentares e ser aberto também a pontes com deputados que não os do seu grupo político. Ele parabenizou a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás por seu trabalho e destacou o fato de o Parlamento goiano se instalar, assim como os Poderes Executivo e Judiciário, no município esta semana.