Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais pleiteia política para orientação e prevenção contra pré-eclâmpsia

30 de Julho de 2024 às 09:44

O deputado Dr. George Morais (PDT) quer que o poder público institua uma política pública de orientação, predição e prevenção à pré-eclâmpsia. A proposta está consubstanciada no processo nº 15896.

Conforme a matéria, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) será responsável pela coordenação, implementação e monitoramento da política preconizada, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas, universidades e organizações não governamentais para a realização de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias voltadas à predição e prevenção da pré-eclâmpsia.

A pré-eclâmpsia é uma complicação potencialmente perigosa da gravidez, caracterizada por pressão arterial elevada da gstante. O deputado justifica seu pleito legislativo anotando que a proposta visa abordar de forma abrangente e integrada os diversos aspectos relacionados à condição de pré-eclâmpsia, desde a educação e conscientização da população até a capacitação dos profissionais de saúde.

O deputado, que é médico ginecologista e obstetra, coloca que a identificação precoce de gestantes em risco e a implementação de protocolos clínicos baseados em evidências científicas são estratégias fundamentais para a redução da incidência e dos impactos da pré-eclâmpsia.  

O legislador lembra que o mal é uma das principais causas de mortalidade materna e perinatal em todo o mundo, sendo essencial a adoção de políticas públicas eficazes para sua prevenção e manejo.

Em tramitação no Parlamento goiano o projeto está em via de encaminhamento à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para  designação de relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.