Lucas Calil propõe título de cidadania ao jurista mineiro Saulo de Oliveira
Com o objetivo de conceder ao jurista Saulo de Oliveira Pinto Coelho o título de cidadania goiana, o deputado Lucas Calil (MDB) protocolou na Casa o projeto 15903/24. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde vai distribuída para relatoria.
Em suas justificativas, Calil anota que, ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, Saulo dedicou-se ao desenvolvimento do Estado de Goiás, com contribuições significativas para a comunidade jurídica e para a promoção da justiça social.
Saulo de Oliveira nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1981. Graduado, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizou pós-doutorado na área de Teoria do Direito, junto à Universitat de Barcelona, Espanha. Atualmente, é professor efetivo da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde exerce papel de destaque em diversas frentes, como o de coordenador do programa de pós-graduação em direito e políticas públicas da UFG (PPGDP-UFG), programa que ele mesmo fundou e que se tornou referência nacional na área.
“Também é professor do programa de pós-graduação Interdisciplinar em direitos humanos da UFG (PPGIDH-UFG), também de sua criação, demonstrando seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e da justiça social, e presidente da Comissão de Direito Constitucional e Legislação da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), atuando com maestria na defesa das prerrogativas da advocacia e na promoção da construção de um Estado Democrático de Direito”, informa o texto do projeto.
Lucas Calil cita ainda, o cargo de diretor-presidente da Rede Brasileira de Direito e Políticas Públicas, entidade que congrega juristas de todo o país e se dedica ao estudo e à pesquisa de temas relevantes para o desenvolvimento social e a coordenação do curso de especialização em Direito Público da UFG, realizado em parceria com a OAB-GO.