Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Turismo

02 de Agosto de 2024 às 13:45
Comissão de Turismo
A Comissão de Turismo, presidida pelo deputado Coronel Adailton, realizou, no primeiro semestre de 2024, atividades voltadas para impulsionar o turismo no Estado. O colegiado analisou quatro processos voltados ao setor.

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) concluiu o primeiro semestre do ano com a realização de uma série de atividades visando ao impulsionamento do setor turístico goiano. Sob a liderança do presidente Coronel Adailton (Solidariedade) e do vice-presidente Ricardo Quirino (Republicanos), o colegiado demonstrou dinamismo e compromisso através de várias iniciativas.

Os membros titulares e suplentes participaram de dois encontros híbridos, nos quais foram distribuídos quatro processos legislativos para relatoria. O primeiro deles, protocolado na Casa sob o nº 2682/23, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), institui o Programa Estadual de Incentivo e Divulgação do Turismo, Arte, Cultura e Negócios dos Municípios Goianos.

Da mesma maneira, foram distribuídos, ainda, o processo nº 1533/23, assinado por Virmondes Cruvinel (UB), que visa à criação de distritos turísticos no Estado, com normas para sua implementação; o processo nº 5408/23, de autoria de Bia de Lima (PT), que busca estabelecer uma política de incentivo ao empreendedorismo turístico; e o projeto nº 6982/23, também de Cruvinel, que prevê a criação do Circuito Turístico das Feiras de Goiânia, ampliando sua visibilidade turística.

Além do trabalho legislativo desenvolvido nas reuniões, a comissão executou uma série de ações conforme seu plano de atividades, destacando-se a participação em eventos, como o lançamento do Passaporte do Turismo de Goiás, ferramenta destinada a impulsionar o turismo regional. Além disso, foram realizadas várias reuniões para estruturar o plano estratégico que guiará as ações futuras.

O colegiado também teve encontros com representantes do setor do turismo, como Bruno Queiroz e Toquinho Moreira, que integram o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da Região Turística da Região Nordeste; e Audier Silva Gomes, presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência, discutindo ações que possibilitem e facilitem a inclusão de pessoas com deficiência no turismo goiano. Uma parceria com o Sebrae foi tema de reunião com a consultora Priscila Vilarinho, culminando em um webinar sobre a importância da presença digital para guias turísticos.

Adicionalmente, a comissão mostrou seu apoio à hotelaria nacional participando da mobilização em Brasília (DF) contra a suspensão do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), contribuindo para a construção do Plano Estadual Estratégico de Turismo.

Feiras

Internacionalmente, o colegiado se fez presente em eventos, como a Bolsa de Turismo de Lisboa, a International Tourism Exchange (ITB Berlin) e o lançamento da Expo Turismo Goiás, destacando a diversidade turística do Estado em uma plataforma global. No turismo religioso, participou de eventos como a Romaria dos Parlamentares e o Seminário Goiano de Turismo Religioso, fortalecendo o segmento no Estado.

No âmbito do turismo gastronômico, os parlamentares apoiaram e participaram ativamente de festivais e eventos que celebram a culinária local, como o Festival Gastronômico do Cerrado e o Festival Italiano de Nova Veneza, iniciativas que promovem a gastronomia goiana e também fortalecem a cultura e tradição locais.

Além disso, a Comissão de Turismo se engajou na promoção de festas tradicionais e em eventos culturais que preservam as tradições goianas, como a Pamonhada de Jesúpolis e a Cavalgada dos Amigos de Amaralina, eventos que contribuem para a manutenção da identidade cultural do Estado e o incentivo ao turismo cultural.

Em termos de esporte e lazer, o Circuito de Pesca Esportiva destacou-se com várias etapas realizadas, integrando a promoção do turismo de pesca no calendário nacional e enfatizando a importância de Goiás como um destino de pesca esportiva, gerando empregos, capacitação e movimentando a economia local nos locais onde os circuitos acontecem.

Todas essas iniciativas, segundo o presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton, vão ao encontro do compromisso da Comissão de Turismo com o desenvolvimento sustentável e integrado do turismo em Goiás. “O espectro de atividades realizadas fortalece Goiás como um destino turístico vibrante e diversificado, promovendo a cultura, a gastronomia e as belezas naturais do Estado”, destacou Adailton.

Com o apoio contínuo dos membros da comissão e das parcerias institucionais com entidades e segmentos, a expectativa de Adailton é que as próximas etapas dos projetos iniciados tragam ainda mais benefícios para o turismo de Goiás, alavancando a economia local e enriquecendo a experiência dos visitantes e residentes.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.