Parlamento homenageou servidores da segurança pública com o Diploma do Mérito Legislativo, nesta segunda-feira, 29
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 29, sessão solene extraordinária para entrega do Diploma do Mérito Legislativo a servidores da área de segurança pública. O evento foi aberto pelo presidente do Parlamento goiano, Bruno Peixoto (UB), propositor da iniciativa em parceria com os deputados estaduais Coronel Adailton (Solidariedade), Renato de Castro (UB) e Cristóvão Tormim (PRD).
Além dos parlamentares, compuseram a mesa dos trabalhos: o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos; o secretário-chefe da Assistência Militar da Assembleia Legislativa, coronel Luciano Souza Magalhães; o secretário de Assistência Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa, tenente-coronel Neriton Pimenta Rocha; o prefeito do município de Silvânia, Geraldo Luiz Santana (PP); e a vereadora por Aparecida de Goiânia Camila Rosa (PSD).
Primeiro a se pronunciar, Bruno Peixoto destacou que as forças de segurança pública têm trabalhado unidas para reduzir todos os índices de criminalidade. “São homens e mulheres que dedicam a vida para servir a sociedade e por isso merecem nosso reconhecimento. Essa iniciativa foi aprovada por unanimidade. Pela importância da classe, aprovamos matérias para fortalecer ainda mais essa categoria, buscando melhorar a estrutura e os recursos necessários. Pretendemos melhorar ainda mais, estamos ao lado de vocês em tudo”, enfatizou.
Referência nacional
Na sequência, Renato de Castro falou de sua satisfação em receber os homenageados e poder prestar essa homenagem a eles. "Em todo o Brasil somos referência em segurança pública devido ao apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), mas nada adiantaria esse apoio se não fossem por vocês, que estão lá na ponta. Quero aqui parabenizar todas as forças da segurança pública em Goiás”, expressou.
Cristóvão Tormim, por sua vez, lembrou que, apesar do recesso parlamentar, deputados estavam ali trabalhando graças à condução do presidente Bruno Peixoto, que “vem administrando o Parlamento goiano com maestria. Estamos unidos sob a liderança do Coronel Adailton, que representa as forças de segurança nesta Casa. Aqui, todos os projetos ligados a essa área terão o nosso respaldo. Parabéns a todos vocês que merecem essa grande honraria.”
Por último, Adailton reiterou que os homenageados integram as forças de segurança do Estado de Goiás, não só nas cidades mas também nas zonas rurais. "Aqui, temos realmente uma segurança pública efetiva. Agradeço, sobremaneira, ao presidente Bruno Peixoto por estar conosco homenageando pessoas que trabalham diuturnamente."
O parlamentar lembrou que criação da Polícia Penal se deu sob a batuta do presidente Bruno Peixoto, no último mandato, quando ele ainda era líder do Governo. "Temos hoje a verticalização das polícias e, por isso, elas funcionam muito bem. Todos atuam para fazer a melhor segurança pública do País, saem de casa todos os dias para combater a criminalidade e, por isso, fazemos questão de homenagear vocês, que estão aqui representando todos os demais integrantes da segurança pública."
Adailton discorreu sobre algumas matérias ligadas à classe: aplicação do princípio da presunção de inocência, uma lei que ajudou os policiais a terem mais autonomia para atender as ocorrências; a criação do Batalhão Maria da Penha; a maior promoção da história do Corpo de Bombeiros.
Ele lembrou, ainda, que tem um projeto de promoção por tempo de serviço que deve ser votado ainda neste ano. "Estamos somente aguardando essa matéria do Governo. Esse benefício é justo e necessário. Para todos os policiais estamos levando o reconhecimento e a valorização, àqueles que se dedicam e dão o exemplo”, encerrou.