Ícone alego digital Ícone alego digital

Oficializado reconhecimento de 2024 como ano de centenário de festa em Aragarças

30 de Julho de 2024 às 07:26

Foi sancionada pelo Poder Executivo e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 22.880/2024, que reconhece o ano de 2024 como o do Centenário da Festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade de Aragarças, e que estabelece a inclusão do evento no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. A matéria tramitou na Assembleia Legislativa como projeto de lei nº 2202/23, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT).

O evento é celebrado, anualmente, no dia 6 de agosto. Na justificativa, Morais anota que Aragarças é um município que se localiza no interior do Estado de Goiás e às margens do encontro dos rios Garças e Araguaia, que deu origem ao seu nome, que se destaca tanto por suas características naturais quanto pela expressão religiosa que marca a vida de seu povo: o padroeiro de uma pequena vila.

O santo foi trazido por devotos originários do Estado da Bahia, no ano de 1924, e aquilo que era cultuado em uma igrejinha de barrotes coberta de palhas transformou-se em um símbolo de fé e de desenvolvimento econômico que completa, agora, um século de existência.

“O ano de 1924 representa um marco importantíssimo na história e na cultura aragarcense e, consequentemente, goiana. A comunidade local, constituída de descendentes que guardam em suas memórias inúmeras narrativas e que buscam preservar e compartilhar as suas origens, reconhece ser este um momento no qual todos são chamados a pensar em ações que motivem a celebração do que une o seu povo, impulsionando cada vez mais o turismo e as manifestações culturais que beneficiem a economia regional”, conclui o parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.