Exposição "Amor à sustentabilidade" será aberta amanhã no Palácio Maguito Vilela
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, receberá a exposição “Amor à sustentabilidade", da artista Abadia Gonçalves. A abertura ocorrerá amanhã, 6, às 16 horas, com apresentação do Grupo de Foliões de Santos Reis de Nova Fátima, de Aragoiânia e do Coral Sertanejo de Abadia de Goiás. Além disso, estarão presentes os integrantes do Grupo Alegria de Viver, também da cidade de Abadia.
Até o dia 16 de agosto, ficarão expostas 42 obras, produzidas a partir da técnica acrílico sobre tela, no saguão do bloco A do Palácio Maguito Vilela, sede do Parlamento.
Artista
Abadia Gonçalves nasceu em 21 de agosto de 1951, na cidade goiana de Paraúna. Aprendeu a pintar durante as atividades que realizava enquanto professora de ensino fundamental. Ela é reconhecida como praticante do estilo naif, um estilo de arte original, instintivo e espontâneo. Ela também se destaca por levantar a bandeira da sustentabilidade, em trabalhos realizados com seus alunos nas escolas.
A artista construiu uma galeria de artes aberta à visitação no sítio onde mora, o que a tornou bastante conhecida na região. Ao longo de sua trajetória como artista, chegou a pintar cerca de 250 telas, as quais receberam elogios de críticos e pesquisadores. Em 2023, recebeu a “Carteira de Artista”, da Associação Goiana de Artes Visuais (Agav). Suas obras exprimem cores e autenticidade de forma original, o que fez com que ela participasse de várias exposições coletivas e individuais.