Parlamento reconhece trabalho de servidores da área de segurança do Estado em sessão solene na manhã desta 4ª-feira, 31
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu sessão solene extraordinária para a entrega do Diploma do Mérito Legislativo a centenas de servidores da área de segurança pública. A cerimônia, na manhã desta quarta-feira, 31, foi por iniciativa dos deputados Bruno Peixoto (UB), presidente do Parlamento goiano, Cristóvão Tormim (PRD) e Coronel Adailton (SD).
Além dos dois parlamentares, compuseram a mesa dos trabalhos: comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior; subsecretário de Segurança Pública, delegado Gustavo Carlos Ferreira, representante do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Brum; delegado-geral da Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga; vereador Sargento Novandir (MDB), representante da Câmara Municipal de Goiânia; perita criminal Núbia Miranda Vieira, representante do superintendente de Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos; diretor-geral adjunto de Polícia Penal, Firmino José Alves, representante do diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires; secretário chefe da Assistência Militar da Assembleia Legislativa, coronel Luciano Souza Magalhães; secretário de Assistência Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa, tenente-coronel Neriton Pimenta Rocha.
Também estiveram na mesa os prefeitos de Aragarças, Ricardo Galvão (Republicanos); de Damolândia, Rogério Labanca (PSDB); de Luziânia, Diego Sorgatto (UB); de Petrolina de Goiás, Thiago Pacheco (PSL); e de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP); o vice-prefeito de São Patrício, Vaca Loka; e o vice-prefeito de Bela Vista de Goiás, Juliano Moreira.
Carreira
Bruno Peixoto frisou a importância da atuação desses servidores e as ações legislativas que buscam melhorar suas condições de trabalho e carreira. Ao abir o evento, Peixoto destacou as realizações de sua gestão e os esforços contínuos para valorizar os profissionais de segurança. "É uma honra prestar homenagem a esses profissionais que dedicam a vida em servir nossa sociedade. Contem sempre com total respeito dos deputados e deputadas aqui desta Casa."
Peixoto também mencionou iniciativas legislativas significativas. "A terceira classe do Estado de Goiás, um policial militar ou civil, em início de carreira, recebia pouco mais de um salário mínimo, nós extinguimos a terceira classe e conseguimos destravar todas as carreiras."
Por sua vez, o deputado Cristóvão Tormin, coautor da propositura da sessão, enfatizou a dedicação contínua da Alego mesmo durante o recesso legislativo e reconheceu a presença e o apoio de vários líderes municipais e representantes das forças de segurança, destacando o papel de cada um na melhoria da segurança pública.
O deputado Coronel Adailton, também coautor da homenagem, não participou da solenidade por estar em outro evento comemorativo na cidade de Anápolis, mas seu papel na iniciativa foi destacado pelos seus colegas legisladores.
Reconhecimento
O subsecretário de Segurança Pública, delegado Gustavo Carlos Ferreira, representando o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Renato Brum, expressou reconhecimento aos homenageados. "É um grande prazer participar desta homenagem na Casa do Povo, local que representa toda a sociedade goiana."
Ferreira ressaltou os investimentos significativos na segurança, que totalizam 17 bilhões de reais nos últimos anos, e a visão estratégica do governador Ronaldo Caiado (UB). "O governador sempre deixou claro: ou o bandido muda de estado, ou muda de profissão. Essa liderança tem sido fundamental para a redução dos índices criminais ano após ano."
Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, falou do que significa representar homens e mulheres dedicados à segurança dos goianos. "Para nós é uma honra reconhecer o trabalho destes bravos profissionais que dignificam nossas corporações."
Júnior também mencionou a importância do Projeto de Capilaridade e agradeceu às parcerias com a Polícia Civil e outros órgãos que contribuem para o sucesso da segurança pública. O projeto mencionado prevê ampliação de unidades do Corpo de Bombeiros no interior goiano.
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, ressaltou os avanços significativos na região do Entorno do Distrito Federal, tradicionalmente conhecida por seus desafios de segurança. "Anos atrás, nossa região enfrentava sérios problemas de segurança, mas hoje, graças ao trabalho conjunto, celebramos a redução no registro de homicídios", celebrou.
Sorgatto elogiou o papel do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto e dos agentes de segurança pública, destacando a melhoria dos indicadores de segurança como um reflexo direto de sua liderança e comprometimento.