Gestores e autoridades do setor de eventos destacam avanços e dificuldades
Ao falar em nome dos homenageados na sessão solene de entrega do Certificado de Mérito Legislativo aos empresários de eventos, o produtor de eventos Thiago Carrijo destacou a importância do setor para a economia local. Ele apontou, como exemplo, a qualidade da gastronomia goiana presente nos bares e restaurantes e sua relevância para aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás.
O produtor lembrou o enfrentamento à pandemia de covid-19. “Estar com vocês hoje transborda meu coração de alegria. Lembro quando fui convidado pela prefeitura para contribuir na elaboração de um plano de ação durante a pandemia, para que não deixássemos a nossa classe parada. E durante esse processo, vimos que todos, de todas as classes e raças foram afetados. Aprendemos como somos pequenos diante de um vírus e como o nosso amor pela cidade favoreceu a classe de eventos. Vocês são essenciais para o crescimento de Goiânia, que hoje é vista como a cidade dos melhores bares, melhores cantores. Que juntos nós possamos nos unir e prestar um trabalho com excelência.”
Ações concretas
Chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Retomada, Suellen Nara de Lima Couto também se manifestou na sessão. Ela afirmou que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo, ilustrando a importância de políticas públicas bem formuladas. Nesse sentido, a gestora destacou ações recentes do Governo de Goiás, como o Feirão de Emprego, que facilitou a contratação de mão de obra, e a criação do programa Retomada em 2020, durante a pandemia, para revitalizar a economia do Estado.
“Essas iniciativas incluem crédito, consultoria e renegociação de dívidas para empresários afetados pela pandemia, em parceria com instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Tribunal de Justiça de Goiás e Banco do Brasil. Projetos são fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população, oferecendo apoio essencial aos empresários que contribuem para a cultura e o lazer da comunidade”, afirmou Suellen Couto.
Por fim, a chefe de gabinete agradeceu a parceria dos presentes e destacou a importância de políticas públicas sólidas, inspiradas pelas necessidades e desafios enfrentados pelos profissionais da música e de eventos e reforçou o compromisso do Governo de Goiás com o desenvolvimento contínuo dessa área.
O último a falar foi o diretor regional da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abape), Marcos Aurélio de Freitas. Ele ressaltou a importância da instituição para o setor de eventos, sobretudo na retomada das atividades culturais no pós-pandemia, e citou que uma das ações foi zerar os impostos estaduais e federais para as empresas do setor. Ele deixou a seccional goiana à disposição dos empresários de eventos para todo o suporte jurídico e financeiro.
Por fim, Marcos Aurélio afirmou que é fundamental para o setor ter um representante da classe na Câmara Municipal de Goiânia, numa alusão à eleição municipal de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores.
Ao final dos discursos, a palavra foi entregue ao mestre de cerimônia para chamada nominal dos homenageados.