Lucas Calil promove, nesta terça, sessão solene dedicada a músicos e ao movimento das bandas de baile
Por iniciativa do deputado Lucas Calil (MDB), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, nesta terça-feira, 6, sessão solene extraordinária em homenagem aos músicos e apoiadores do movimento das bandas de baile.
Com início previsto para as 19 horas, a cerimônia terá lugar no Plenário Iris Rezende e contará com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos profissionais da área, pelas mãos de Calil. Serão homenageados músicos e gestores que fizeram parte do movimento de bandas de baile, ocorrido entre meados da década de 1960 e o início dos anos 2000, em Goiás, e, hoje, integram a Associação das Bandas de Baile (Asbaile).
Dentre os convidados, farão a composição da mesa diretiva o presidente da Associação dos Músicos e Gestores das Bandas de Baile de Goiás, Paulo Antônio, e o presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Goiás, Moacir Brito Nascimento, conhecido como Moka.
Na abertura do evento, a cantora Marly Prates entoará o Hino Nacional Brasileiro, seguida de performance do cantor Braguinha Barroso, com a música inédita, tema da Asbaile, "Nos Trilhas do Baile", de Juraildes da Cruz, Braguinha Barroso e Marron Fernandes.
Patrimônio cultural
De 1960 até o início dos anos 2000, o Estado de Goiás chegou a ter mais de uma centena de bandas de baile ativas em todo o território goiano. Esse movimento animou o público nos salões e clubes, em formaturas e festas sociais, com os mais diversos estilos numa mesma noitada: do pop rock internacional, passando pela MPB, até o forró, samba e axé.
Muitos artistas conhecidos da cena goiana iniciaram as suas carreiras em bandas de baile, tais como: Fernando Perillo, Bororó Felipe, Emídio Queiroz, Braguinha Barroso, Carlinhos PO Box, Moka Nascimento e outros.
Por iniciativa do pesquisador Marcos Gomes, produtor do documentário “Memórias das Bandas de Baile de Goiás”, o Parlamento goiano aprovou a Lei nº 22.519, de 28 de dezembro de 2023, por meio de projeto de autoria de Lucas Calil, tornando esse movimento patrimônio cultural imaterial goiano.
A solenidade para homenagear os integrantes da associação desenvolvida a partir do movimento será transmitida em tempo real pela TV Assembleia, e poderá ser acompanhada pela população nos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo portal do Parlamento estadual e, ainda, no canal do Youtube.