Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas Calil promove, nesta terça, sessão solene dedicada a músicos e ao movimento das bandas de baile

05 de Agosto de 2024 às 18:30

Por iniciativa do deputado Lucas Calil (MDB), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, nesta terça-feira, 6, sessão solene extraordinária em homenagem aos músicos e apoiadores do movimento das bandas de baile.

Com início previsto para as 19 horas, a cerimônia terá lugar no Plenário Iris Rezende e contará com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos profissionais da área, pelas mãos de Calil. Serão homenageados músicos e gestores que fizeram parte do movimento de bandas de baile, ocorrido entre meados da década de 1960 e o início dos anos 2000, em Goiás, e, hoje, integram a Associação das Bandas de Baile (Asbaile).

Dentre os convidados, farão a composição da mesa diretiva o presidente da Associação dos Músicos e Gestores das Bandas de Baile de Goiás, Paulo Antônio, e o presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Goiás, Moacir Brito Nascimento, conhecido como Moka.

Na abertura do evento, a cantora Marly Prates entoará o Hino Nacional Brasileiro, seguida de performance do cantor Braguinha Barroso, com a música inédita, tema da Asbaile, "Nos Trilhas do Baile", de Juraildes da Cruz, Braguinha Barroso e Marron Fernandes.

Patrimônio cultural

De 1960 até o início dos anos 2000, o Estado de Goiás chegou a ter mais de uma centena de bandas de baile ativas em todo o território goiano. Esse movimento animou o público nos salões e clubes, em formaturas e festas sociais, com os mais diversos estilos numa mesma noitada: do pop rock internacional, passando pela MPB, até o forró, samba e axé.

Muitos artistas conhecidos da cena goiana iniciaram as suas carreiras em bandas de baile, tais como: Fernando Perillo, Bororó Felipe, Emídio Queiroz, Braguinha Barroso, Carlinhos PO Box, Moka Nascimento e outros.

Por iniciativa do pesquisador Marcos Gomes, produtor do documentário “Memórias das Bandas de Baile de Goiás”, o Parlamento goiano aprovou a Lei nº 22.519, de 28 de dezembro de 2023, por meio de projeto de autoria de Lucas Calil, tornando esse movimento patrimônio cultural imaterial goiano. 

A solenidade para homenagear os integrantes da associação desenvolvida a partir do movimento será transmitida em tempo real pela TV Assembleia, e poderá ser acompanhada pela população nos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo portal do Parlamento estadual e, ainda, no canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.