Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem propõe incluir no calendário oficial do Estado o "Dia Estadual da Limpeza"

08 de Agosto de 2024 às 13:15

O deputado Mauro Rubem (PT) é autor do projeto nª 16864/24, que propõe incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o “Dia Estadual da Limpeza” alinhando-se ao "Dia Mundial da Limpeza", que é uma iniciativa global, que faz parte do calendário oficial da ONU e mobiliza milhões de voluntários em ações de limpeza e educação ambiental.

Pelo projeto, o “Dia Estadual da Limpeza" será realizado no dia 20 de setembro, anualmente, por instituições públicas e entidades privadas de Goiás. O evento será em caráter itinerante e deverá contar com grupos de voluntários para ações de limpeza do Estado, promovendo discussões e oficinas voltadas às questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, enfrentamento à ruptura climática e direitos humanos.

De acordo com a justificativa da matéria, o evento irá contribuir para divulgar atividades do poder público ligadas à sustentabilidade, proporcionando ao cidadão goiano ou a quem visita o Estado de Goiás as melhores condições, de modo a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da cultura da sustentabilidade no plano local e nacional, além de estimular a parceria público-privada.

O parlamentar ressalta que a inclusão da data no calendário oficial do Estado de Goiás reflete o compromisso do governo e da sociedade com a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais e destaca que as atividades propostas para esse dia não se limitam à limpeza física de espaços públicos, mas abrangem também a realização de oficinas, debates e outras ações educativas que incentivem a reciclagem, a redução de resíduos e a adoção de práticas ambientalmente responsáveis.

A propositura encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será analisada e distribuída a um relator.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.