Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento vai apreciar gratuidade, nos dias de prova, de transporte público para candidatos de vestibular e Enem

12 de Agosto de 2024 às 13:00
Parlamento vai apreciar gratuidade, nos dias de prova, de transporte público para candidatos de vestibular e Enem

O deputado Anderson Teodoro (Avante) pretende, por meio do projeto de lei nº 16998/24, instituir em Goiás o benefício do Passe Livre aos estudantes inscritos nos processos seletivos de ingresso ao sistema público de ensino, em transportes de concessão estadual, nos dias de processos seletivos para vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ainda nesta semana, o projeto será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para análise de constitucionalidade.

A medida visa, conforme justificativa, a garantir a gratuidade do transporte aos estudantes que necessitarem do benefício no dia das provas de vestibular e Enem, reconhecendo que o deslocamento pode se tornar um elemento impeditivo na participação dos estudantes em processos seletivos de ingresso ao sistema público de ensino.

O Passe Livre aplicará, segundo o texto, na isenção de tarifas nos meios de transportes públicos, mediante a apresentação do cartão de confirmação de inscrição.

“A razão de assegurar o transporte gratuito,nos dias de prova de vestibular e Enem, é reduzir as barreiras financeiras e logísticas enfrentadas pelos candidatos hipossuficientes, promovendo a equidade e a democratização do acesso à educação superior”, pontua o autor da iniciativa.

O parlamentar frisa que a propositura, sob análise da Casa de Leis, é, ainda, uma forma de “incentivar a participação de estudantes nos processos seletivos com o intuito de ampliar as oportunidades para a formação acadêmica e profissional dos jovens do Estado de Goiás”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.