Legislativo concede medalha de mérito a Leobino Valente Chaves, ex-presidente do Tribunal de Justiça

25 de Setembro de 2024 às 17:45

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, na manhã desta quinta-feira, 26, uma sessão solene extraordinária em homenagem ao desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) Leobino Valente Chaves, que será agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. O evento, de iniciativa do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), terá lugar no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.

Nascido em São Domingos, Goiás, no dia 26 de setembro de 1949, Leobino Valente Chaves se formou em direito pela Universidade Católica de Goiás (atualmente PUC Goiás) em 1975. Com uma carreira marcada pela dedicação ao Poder Judiciário goiano, o desembargador também possui pós-graduação em direito processual constitucional pela Universidade Federal de Goiás (UFG), concluída em 2013.

Atualmente, Leobino Valente Chaves é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e atua como primeiro suplente da Classe de Desembargadores no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Sua posse no TRE-GO ocorreu em 20 de agosto de 2018.

Com uma trajetória profissional iniciada em 1979, quando foi nomeado magistrado, ele atuou em diversas comarcas do interior goiano, como Anápolis, Piracanjuba e Porto Nacional, e teve destaque como diretor do Foro de Porto Nacional. Além disso, exerceu funções importantes no TJGO e no TRE-GO, incluindo o cargo de presidente do Tribunal de Justiça goiano por dois mandatos, entre 2012 e 2017.

Entre suas contribuições ao Judiciário, destacam-se a atuação na Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), sua participação na Comissão de Regimento e Organização do Tribunal e o exercício das funções de juiz eleitoral no interior e na Capital. O desembargador também assumiu cargos de liderança, como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-GO, e substituiu desembargadores em várias ocasiões.

A Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira é uma das mais altas honrarias concedidas pela Alego, reconhecendo personalidades que se destacam por suas contribuições à sociedade goiana. A homenagem ao desembargador Leobino Valente Chaves é um reconhecimento por sua longa e ilustre trajetória no Poder Judiciário goiano, marcada por dedicação, competência e compromisso com a justiça.

Agência Assembleia de Notícias