Ícone alego digital Ícone alego digital

Criação de dia para acolhimento dos pacientes oncológicos é publicada no Diário Oficial

04 de Outubro de 2024 às 15:30
Criação de dia para acolhimento dos pacientes oncológicos é publicada no Diário Oficial

De autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT), foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 23.023 (originalmente projeto de lei n° 5582/24), que institui o Dia Estadual do Acolhimento do Paciente Oncológico no Estado de Goiás, a ser celebrado, anualmente, no dia 8 de abril.

A data tem os seguintes objetivos: promover a conscientização sobre a importância do acolhimento humanizado dos pacientes oncológicos; incentivar a realização de eventos, palestras e atividades educativas relacionadas ao tema; fomentar a criação de políticas públicas que buscam melhorar a qualidade de vida e o tratamento dos pacientes oncológicos; estimular a colaboração entre órgãos públicos, instituições de saúde, entidades privadas e a sociedade civil, para o desenvolvimento de ações de apoio aos pacientes e suas famílias.

Em justificativa, Gomide explica que o acolhimento humanizado é um componente fundamental no tratamento do câncer, influenciando positivamente a jornada de recuperação dos pacientes. A prática do acolhimento humanizado tem mostrado melhorar a adesão ao tratamento, diminuir o estresse psicológico e promover uma experiência mais digna para pacientes e familiares.

Por fim, o parlamentar ressalta que a colaboração entre diferentes setores é essencial para o desenvolvimento de uma rede de suporte eficaz. “Por meio de parcerias estratégicas, é possível ampliar o alcance das ações de acolhimento e garantir um suporte mais abrangente aos pacientes”, conclui.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.