Ícone alego digital Ícone alego digital

Garantia do porte de alimentos às pessoas com TEA tramita no Parlamento numa iniciativa de André do Premium

28 de Outubro de 2024 às 08:14
Garantia do porte de alimentos às pessoas com TEA tramita no Parlamento numa iniciativa de André do Premium

O deputado André do Premium (Avante) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 21576/24, garantir à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o ingresso e a permanência, em qualquer local, público ou privado de Goiás, portando alimentos para consumo próprio, assim como utensílios e objetos de uso pessoal.

Conforme justifica o texto, pessoas com TEA apresentam, de forma frequente, necessidades alimentares e sensoriais específicas, que vão além de preferências individuais. “Muitas vezes, essas pessoas possuem restrições alimentares e rituais sensoriais que, se não respeitados, podem desencadear crises, comprometendo sua saúde e segurança. Garantir que possam portar seus próprios alimentos e objetos de conforto é uma medida de inclusão e respeito à saúde da pessoa humana”, frisa o autor da proposta.

Premium destaca ainda serem recorrentes os casos em que estabelecimentos comerciais e espaços públicos impõem restrições que desconsideram essas necessidades específicas, o que, segundo ele, gera situações constrangedoras e até mesmo de discriminação. “Ao instituir a presente legislação, busca-se assegurar um ambiente acolhedor e acessível, em consonância com o princípio da dignidade da pessoa humana e com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da qual o Brasil é signatário”, destaca o legislador.

O projeto também visa “promover uma maior conscientização e sensibilidade por parte dos estabelecimentos e da sociedade em geral, reforçando a importância de se respeitar a singularidade de cada indivíduo”. 

Ao frisar que “a inclusão deve ser prática diária e concreta, refletindo-se na possibilidade de participação plena de todos os cidadãos em todas as esferas da vida social”, o autor da matéria salienta que a iniciativa é “um passo necessário para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora para as pessoas com TEA e suas famílias”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.