Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretários de Estado destacam as ações na área da reciclagem em Goiás

16 de Outubro de 2024 às 09:40

Nesta quarta-feira, 16, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sedia o II Seminário Recicla Goiás, no auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela. Promovido pelas secretarias estaduais da Retomada e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o evento reúne autoridades, especialistas e representantes de cooperativas para debater os avanços da logística reversa, a economia circular e o uso de tecnologias em favor da sustentabilidade e da inclusão social no Estado de Goiás.

Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, o secretário de Estado da Retomada, César Moura Augusto Sotkeviciene, destacou o impacto da logística reversa nas empresas e na sociedade, ressaltando a importância do decreto estadual nº 10255/2023, de 17 de abril de 2023, que estabelece as diretrizes para a logística reversa de embalagens no Estado de Goiás. “As pessoas têm que entender o que é logística reversa. Então são os produtos e materiais que os consumidores devolvem para a indústria para economizar em recursos e diminuir o impacto ambiental”, explicou. Ele celebrou o fato de que mais de 20% das empresas goianas já aderiram à iniciativa e reforçou a meta de expandir para os 246 municípios do Estado. “Estamos em 90 municípios e a gente quer atingir os 246”, afirmou. Ele também destacou a criação de cooperativas de catadores, que tirou famílias da vulnerabilidade, proporcionando-lhes acesso ao crédito da logística reversa.

A superintendente de desenvolvimento sustentável da Semad, Kaoara Batista de Sá, destacou os resultados do programa Lixão Zero, que visa encerrar todos os lixões do Estado e direcionar os resíduos para aterros sanitários. “No ano passado, implementamos o decreto de logística reversa de embalagens em geral, e hoje apresentamos o resultado, com uma recuperação de mais de 30% dos resíduos das embalagens que foram comercializadas aqui no Estado”, relatou. Ela também enfatizou a importância da conscientização da população sobre a separação adequada dos resíduos. “Nós, consumidores e usuários, somos a ponta da cadeia. Tudo começa ali com a gente”, disse Kaoara, reforçando a necessidade de uma postura consciente na destinação dos resíduos.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, que participa do evento, destaca o papel da inovação na economia circular. “Eu começo primeiro parabenizando a iniciativa liderada pelo secretário César da Retomada, em parceria com Goiás Social, da primeira-dama Dona Gracinha Caiado. A gente acha muito importante a ideia de economia circular. Então o governo tem investido nisso com tecnologia”, afirmou. Lyra Netto citou o exemplo do projeto Sucatec, que recolhe lixo eletrônico e recondiciona os equipamentos, ao mesmo tempo em que capacita pessoas de baixa renda em tecnologia. “Só esse ano já foram mais de 500 toneladas recolhidas, e mais de 1.500 pessoas formadas nessa ideia de tecnologia para a economia circular”, destacou. Para ele, a integração entre as secretarias potencializa os resultados. “Quando você vai pegando as iniciativas das diferentes pastas, você constrói esse mosaico que é uma referência para o Brasil.”

Nair Rodrigues, presidente da Central Uniforte, que reúne cooperativas de catadores, trouxe à tona as dificuldades enfrentadas pelas cooperativas, como a irregularidade na coleta seletiva. “Hoje estamos com dificuldade muito grande na coleta seletiva, com quase dois meses que não recebemos materiais”, desabafou Nair. Ela fez um apelo aos parceiros e à sociedade para manter o fornecimento de materiais às cooperativas, destacando a importância da logística reversa no fortalecimento das mesmas. “Acreditamos que neste ano, daqui para frente, a gente consiga fazer uma parceria verdadeira com o Estado para que fortaleça o nosso trabalho”, completou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.