Ícone alego digital Ícone alego digital

Titular da Semad reafirma compromisso do Estado com gestão de resíduos sólidos

16 de Outubro de 2024 às 09:41

A titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, abriu o II Seminário Recicla Goiás no Auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, evento que está sendo realizado na manhã desta quarta-feira. Vulcanis enfatizou o compromisso do Governo de Goiás com a gestão de resíduos sólidos e a integração das políticas públicas voltadas ao meio ambiente, destacando o papel fundamental de programas como o Lixão Zero.

“Eu estava ali assistindo o vídeo sobre o programa e fiquei aqui pensando que esse talvez seja o programa mais importante e mais integrado de todo o Governo de Goiás”, declarou a secretária, ressaltando seu orgulho de participar desse projeto ao lado dos colegas de diferentes secretarias.

A gestora disse que o Governo de Goiás não apenas faz promessas, mas também as cumpre, garantindo avanços concretos na área ambiental. “Um governo em que a gente não faz só discurso, nem só promessa, mas que a gente executa e cumpre os mandados que o governador Ronaldo Caiado (UB) coloca”, afirmou.

A secretária destacou a importância do programa Lixão Zero, que busca enfrentar o problema dos resíduos sólidos em Goiás. Ela lembrou que, quando o projeto começou, apenas seis ou sete municípios tinham a gestão adequada dos resíduos sólidos. Hoje, os avanços são significativos graças à integração com as microrregiões de saneamento básico. “Foi uma legislação aprovada aqui nesta Casa. Quando o Estado pode estar mais à frente desse esforço, nós iniciamos então essa ação de resolver o problema dos resíduos sólidos no Estado”, explicou.

Andréa Vulcanis também discorreu sobre os efeitos positivos dessa política na saúde pública. Em diálogo com a Superintendência da Secretaria de Saúde, mencionou que a redução dos lixões a céu aberto tem ajudado a controlar focos de doenças como a dengue, que costumavam se espalhar a partir desses locais. “Isso foi reduzido significativamente no Estado e nós vamos definitivamente encerrar esse processo”, assegurou.

Além do programa Lixão Zero, a secretária mencionou o avanço da política de logística reversa em Goiás. “O Estado hoje tem um programa sólido de logística reversa. Nesse primeiro ano, nós já tivemos metas absolutamente significativas quando comparadas com o resto do Brasil. Nós, que não tínhamos nada, estamos quase em primeiro lugar já nas metas dos resíduos sólidos e da logística reversa”, afirmou, destacando o esforço conjunto das empresas e cooperativas envolvidas.

Conceitualmente, logística reversa é definida como o conjunto de ações e procedimentos que visam a coleta e o reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos e embalagens, de forma que esses materiais sejam reutilizados, reciclados ou descartados de forma correta e sustentável.

A secretária Andréa Vulcanis enfatizou ainda o impacto social das ações do governo, especialmente para as famílias goianas que antes viviam em situação de vulnerabilidade. “Nós desenterramos literalmente aquele dinheiro que ia para baixo da terra. É um dinheiro que agora aparece na mão das famílias goianas com a possibilidade de atuar com uma qualidade de vida melhor”, celebrou, mencionando a importância de proporcionar autonomia econômica para essas famílias.

Vulcanis encerrou sua fala com agradecimentos à equipe da Semad e a todos os parceiros envolvidos, incluindo as secretarias da Retomada, de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seti) e outras, reforçando o espírito de cooperação entre as diversas pastas. “Nós aqui trabalhamos por esse futuro melhor para todos, e eu sempre digo que é uma alegria estar no Governo de Goiás hoje, quando a gente executa políticas públicas com eficiência”, concluiu, destacando a união de esforços para construir um futuro sustentável e próspero para Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.