Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento recebeu alunos do Ensino Médio e do curso de direito da PUC-GO, em mais uma ação do Escola no Legislativo

16 de Outubro de 2024 às 17:00
Crédito: Carlos Costa
Parlamento recebeu alunos do Ensino Médio e do curso de direito da PUC-GO, em mais uma ação do Escola no Legislativo
Visita de alunos do Colégio Desafio

O Parlamento goiano recebeu, na manhã desta quarta-feira, 16, mais uma visita no âmbito do Projeto Escola no Legislativo. Ao todo, uma turma de 33 estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Desafio, localizado na região Noroeste da Capital, Goiânia, participaram da programação ofertada pela Seção de Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo.

A iniciativa, promovida por meio da parceria entre a presidência e a Diretoria Parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), teve início com aula ministrada pelo chefe da da seção, o professor Miguel Gusmão. Na sequência, os estudantes participaram de uma visita guiada com paradas explicativas em pontos chaves das dependências do Palácio Maguito Vilela, sede do Parlamento estadual. O gestor e educador explicou que o projeto, que vem sendo realizado desde 2015, tem como público alvo a comunidade escolar, recebendo estudantes desde o 6º ano do Ensino Fundamental até universitários. 

“Temos metodologias específicas para cada público atendido, o que implica tempo diferente de palestra e também conteúdos e conceitos adaptados para cada fase. A ideia é aproximar a população do Poder Legislativo e fortalecer as instituições democráticas, especialmente este, que é a nossa Casa”, afirmou.

Na manhã de hoje, o professor ministrou palestra institucional apresentando o papel, as principais atribuições e a trajetória histórica do Poder Legislativo goiano, destacando a sua importância para as democracias contemporâneas. Também mostrou como as legislações são elaboradas, por meio da apresentação simplificada da tramitação dos processos de lei ordinária.

Ao final, os estudantes foram convidados a conhecer as ferramentas de webcidadania disponíveis para a participação e acompanhamento  popular das ações do Legislativo goiano. Como exemplo, foram apresentadas a Agenda da Casa, o Consulta Legislativa e o aplicativo Deputados Aqui. “Há, ainda, a possibilidade de participação por via direta, a partir de plebiscitos, referendos e leis de iniciativa popular, além da da participação indireta, via representantes eleitos”, arrematou Gusmão.

O professor de matemática, Fernando Henrique Araújo, esteve presente acompanhando a turma. Ele informou ser a primeira vez que a escola visitava as dependências da Alego, mas que visitas similares na Câmara Municipal de Goiânia e outras instituições relacionadas à vida política e social da Capital já haviam sido realizadas. 

“Como são alunos que estão em processo pré-Enem, nosso objetivo aqui é mostrar como funciona o processo legislativo estadual, complementando a aprendizagem iniciada com a visita à Câmara Municipal. Com isso, almejamos ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre o nosso estado e a nossa organização regional”, afirmou o professor.

Araújo explicou que, ao retornarem para a escola, cada professor terá a responsabilidade de trabalhar os conteúdos abordados ao longo da visita, correlacionando com os ministrados em cada disciplina, especialmente a biologia, a história e a educação física, cujos professores também se fizeram presentes na atividade. “Na minha aula, em especial, vou trabalhar as questões relacionadas à esfera financeira do Poder Legislativo, abordando temas como orçamento público, salários, entradas, saídas, impostos e demais assuntos referentes à disciplina da matemática”, pontuou. 

A estudante Ana Paula Resplandes, de 16 anos, comentou sobre as expectativas de aprendizagem a serem alcançadas com a experiência da visita. “De forma geral, conhecemos mais sobre o Governo Federal e pouco sobre a história e política do Estado. Quem não conhece sua história corre o risco de repetir os mesmos erros. Espero conhecer melhor a nossa história e a nossa política para poder votar com mais consciência, por exemplo”.  

Ana Paula informou que já está providenciando a retirada do seu título de eleitora para poder exercer seu direito eleitoral nas próximas eleições presidenciais, agendadas para 2026.

Acadêmicos de direito

No período da tarde, foi a vez dos estudantes do curso de direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) participarem do projeto. As atividades tiveram início no auditório 1 do Palácio Maguito Vilela.

O Projeto Escola no Legislativo, idealizado pela Seção de Educação e Cidadania, tem como objetivo aproximar estudantes do Poder Legislativo e fornecer informações sobre seu funcionamento. O conteúdo programático abrange temas como: conceito de democracia, democracia na atualidade, separação dos poderes, funções fundamentais do Legislativo, Poder Legislativo brasileiro, função representativa, pluralidade e oposição, Mesa Diretora, ordem das sessões, comissões permanentes e o histórico do Poder Legislativo goiano. Além da programação didática, os grupos também participam de visita guiada pela Casa de leis. 

Wellington Soares, acadêmico de direito, compartilhou sua experiência: “É importante conhecer o sistema legislativo e seu funcionamento. A didática utilizada pelo professor Miguel Gusmão foi muito eficiente. Gostei muito da experiência proporcionada pelo projeto”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.