“Plano de carreira é para valorizar formação e tempo de serviço”, diz Bia de Lima em oposição a projeto
A deputada Bia de Lima (PT) ocupou a tribuna na deliberação da Ordem do Dia desta quarta-feira, 16, e voltou a pedir à bancada governista o apoio aos professores estaduais que reivindicam um melhor plano de carreira, como foi prometido pelo governador Ronaldo Caiado (UB).
Bia aproveitou também para agradecer ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, deputado Wagner Neto (SD), a inclusão no plano de carreira dos professores de banda, acrescentando, ainda, os professores intérpretes de Libras e os professores de apoio, que trabalham com educação inclusiva.
“São professores que prestaram concurso para professor e possuem o direito de receber dentro do plano de carreira, mas também, acesso às demais questões inerentes à magistratura. Quero enfatizar esse pedido aqui”, pontuou.
A parlamentar lembrou, ainda, que a categoria já ganhou dois direitos garantidos pela Justiça, por meio de processos, e que, se preciso, fará o mesmo com o plano de carreira. “Eu falo isso sempre, na Secretaria de Educação, que é preciso evitar conflitos e solucionar os empasses. Meu esforço é para resolver”, declarou.
Ela concluiu, em sua fala, na sessão ordinária: “Plano de carreira existe para valorizar em dois aspectos: formação e tempo de serviço. Se você não valoriza quem se qualifica e pelo tempo na carreira, não se tem um plano de carreira, e essa é a falha do projeto do Governo. É mais um ataque ao servidor que trabalha todo dia”, concluiu a legisladora.