Ícone alego digital Ícone alego digital

Escola do Legislativo realiza, nesta quinta-feira, 17, curso sobre execução de emendas

16 de Outubro de 2024 às 18:30

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Escola do Legislativo, dará início, na manhã desta quarta-feira, 16, a um curso voltado à execução das emendas parlamentares. A abertura será às 8h30 na sala de aula 01 do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo. 

Segundo a Escola, responsável pela viabilização da matéria, foi identificada a necessidade de formação dos servidores da Alego em relação ao assunto. A expectativa é que, com isso, ocorra uma redução no número de emendas canceladas após aprovação no Legislativo. A maior parte das destinações, vale destacar, costumam ser canceladas por dificuldades no preenchimento das informações essenciais, falta de documentos básicos e outros pontos que serão abordados ao longo das aulas. 

Em modalidade presencial, o curso será ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). As aulas se estenderão até às 17 horas e contarão com intervalo para almoço. A carga horária é de 8 horas, e os participantes receberão, ao final do treinamento, um certificado de capacitação acerca do assunto.

No rol de instrutores, estão: Douraides Sousa Ribeiro Chaves e Josélia Vieira Luz Alfaix. Graduada em ciências contábeis, a primeira trabalha como gestora das Emendas Parlamentares, prestando orientações e informações aos beneficiários como escolas estaduais, municípios e entidades. Já a segunda é assessora jurídica da Procuradoria Setorial e foi designada pela Secretaria de Estado da Saúde. 

O curso será dividido em quatro aulas: habilitação da entidade para recebimento da emenda; entendendo o checklist; orientação para preenchimento do plano de trabalho; e execução do objeto da emenda. Ao final das aulas, os alunos passarão por uma avaliação via formulário eletrônico. 

Emendas

Na política, entende-se por emendas parlamentares os recursos do orçamento público legalmente indicados pelos membros do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas estaduais para finalidades específicas, geralmente relacionada ao interesse temático e eleitoral de cada parlamentar.

Os parlamentares possuem uma quota previamente acordada, que podem livremente distribuir. A indicação se faz por meio de uma emenda legislativa, individual ou coletiva, às leis orçamentárias em vigor. Em Goiás, 1,2% do orçamento do Estado é destinado ao pagamento das emendas apontadas pelos deputados da Alego.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.