Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem promoverá audiência sobre prevenção da morte súbita na epilepsia

18 de Outubro de 2024 às 16:30

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sediará, nesta segunda-feira, 21, às 9 horas, uma audiência pública sobre a importância da prevenção da Morte Súbita Inesperada na Epilepsia (Sudep). O evento será realizado no Auditório Francisco Gedda, no Palácio Maguito Vilela, por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT). 

O objetivo da audiência é promover um amplo debate sobre a epilepsia, concentrando na necessidade de conscientização e na criação de políticas públicas que abordem a prevenção do Sudep. Especialistas renomados de diferentes áreas estarão presentes, entre eles Aline Priscila Pansani, professora doutora do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora do grupo Amigos Anti-Mortalidade em Epilepsia (Aame), ligado à Associação Brasileira de Epilepsia (ABE); e Lianna Marya Peixoto Gusmão, gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. 

Além delas, devem prestigiar o evento, ainda, o coordenador do Ambulatório de Epilepsia de Difícil Controle e preceptor da Residência Médica em Neurologia do Hospital das Clínicas da UFG, Helio Fernandes da Silva Filho; o coordenador do Núcleo Intersetorial de Direitos Humanos, Acessibilidade e Ações Afirmativas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Rezende Bruno de Avelar; o médico neurologista e coordenador da Clínica de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), Marco Tulio Araujo Padatella; e o presidente do Neurociência 20 (N20) – Brasil 2024, Marcos Wagner de Sousa Porto. 

Além das autoridades e especialistas, o debate contará com a participação de representantes de organizações de saúde, públicas e privadas, e de integrantes da comunidade com epilepsia. O evento visa a sensibilizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por pessoas que convivem com a doença e a necessidade de implementar ações governamentais voltadas para esse público. 

Durante o encontro, também será formalizado um grupo de trabalho que representará as demandas relacionadas à epilepsia no Estado de Goiás. Esse grupo atuará no âmbito do N20, que acontecerá paralelamente ao G20 Social, contribuindo para a formulação de políticas de saúde voltadas à epilepsia em discussões de relevância internacional. 

A realização dessa audiência é um passo na luta pela inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com epilepsia no Estado de Goiás, promovendo o debate em torno de uma questão de saúde pública, que ainda é pouco discutida, mas que demanda atenção urgente das autoridades e da sociedade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.