Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba projeta programa voltado à qualidade de vida dos professores

22 de Outubro de 2024 às 09:47

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 22279/24, criar o programa Escola do Professor voltado ao Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. Trata-se, conforme justificativa da proposta, de uma iniciativa fundamental para valorizar tais profissionais, bem como reconhecer sua importância na formação e no desenvolvimento das futuras gerações.

“Os professores são peças-chave no processo educativo e desempenham um papel fundamental na sociedade. No entanto, muitos enfrentam altos níveis de estresse, sobrecarga de trabalho e falta de recursos adequados. A valorização desses profissionais é essencial para garantir um ambiente escolar saudável e produtivo, que reflita diretamente na qualidade do ensino”, frisa o autor da proposta.

O legislador enfatiza que, segundo demonstram estudos, a saúde mental e física dos educadores impacta significativamente no desempenho profissional e na qualidade das relações dentro da escola. Desse modo, o Programa Escola do Professor buscará, conforme o texto, implementar ações que promovam a saúde, como atividades físicas, workshops sobre saúde mental, e campanhas de prevenção a doenças.

O projeto destaca, ainda, a criação de cursos e capacitações que abordem não apenas conteúdos pedagógicos, mas também temas relacionados ao autocuidado e à gestão do estresse. “Isso contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores, aumentando sua motivação e satisfação no trabalho”, justifica.

“Professores bem-cuidados e valorizados são mais propensos a criar relações positivas, promovendo um clima escolar de respeito e colaboração. Isso, por sua vez, favorece o aprendizado e o desenvolvimento integral dos estudantes”, salienta o autor da iniciativa, que também aponta para a contribuição da sustentabilidade da educação.

Isso porque, segundo a matéria, “investir na saúde e bem-estar dos profissionais de educação é uma estratégia eficaz para garantir a sustentabilidade da educação pública”, pois, “com menos afastamentos por questões de saúde e maior motivação, os educadores estarão mais preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar”.

Diante das afirmativas, Sebba conclui que o Programa Escola do Professor é uma iniciativa que visa não apenas a melhoria das condições de trabalho dos educadores, mas também a elevação da qualidade da educação em Goiás. “Ao priorizar a saúde e o bem-estar desses profissionais, estamos investindo no futuro da educação e, consequentemente, no futuro de nossas crianças e jovens”, pontuou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.