Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem retoma críticas ao projeto de lei que altera plano de carreira da educação

22 de Outubro de 2024 às 16:37

Durante a sessão deliberativa desta terça-feira, 22, no Plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela, o deputado Mauro Rubem (PT) usou a tribuna para expressar sua insatisfação com o plano de carreira da educação enviado pelo Governo Estadual à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Em seu discurso, o parlamentar classificou a aprovação do projeto como um "enterro da educação", criticando as mudanças propostas que, segundo ele, retiram direitos históricos da categoria.

Mauro Rubem iniciou sua fala destacando o momento para a educação em Goiás. "Hoje é um dia muito triste para a educação e para o Estado de Goiás. O que estamos aprovando aqui é o fim do plano de carreira da educação", afirmou o deputado, referindo-se às alterações que igualariam o salário de profissionais em início de carreira aos daqueles que se aposentam, além de promover gratificações temporárias que, segundo ele, não seriam mantidas em casos de licenças-médicas ou aposentadorias.

O parlamentar destacou que as modificações no plano de carreira afetam diretamente a dignidade dos profissionais da educação e a qualidade do ensino público. "O que o governo está fazendo é aumentar as gratificações momentâneas, mas, quando o profissional se aposenta ou sai de licença, não recebe. Essa prática é enterrar a educação", reforçou.

Mauro Rubem também criticou a atuação do Governo Estadual e de suas secretarias. "É o Governo da educação que, insistentemente, mesmo em momentos difíceis, pisa nos profissionais e cria cada vez mais chicotes para secretárias incompetentes", declarou, citando nominalmente a secretária de Educação.

Ao final de seu discurso, o petista reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores da educação e anunciou seu voto contrário ao projeto. "Esse governador não merece, de maneira nenhuma, nenhum ato favorável dessa insanidade, desse velório, desse enterro da educação", concluiu o deputado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.