Palácio Maguito Vilela recebe exposição "Alma", com 24 telas da artista Kátia Porfírio. Mostra fica aberta ao público até dia 15
A artista plástica Kátia Porfírio mostra sua arte, na exposição “Alma”, que propõe um novo olhar sobre nosso próprio ser e sobre o mundo ao redor. Ela trouxe 24 telas, que ficarão expostas, no hall do bloco C do Palácio Maguito Vilela, até o próximo dia 15 de novembro.
É a primeira vez que Porfírio expõe na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A mostra vem depois de quatro meses de um intervalo na carreira por causa da morte do pai. Ela conta que, no processo de luto, pintou muitas telas em preto e branco e a intenção inicial era fazer uma exposição somente com esses quadros, mas mudou de ideia durante uma conversa com uma amiga. “Ela me disse para eu não me restringir a essas obras, porque eu pintava com a alma e era assim que eu deveria continuar. Daí veio a ideia do nome da exposição.”
A partir do diálogo com a amiga, aos poucos, ela foi voltando a acrescentar outras cores aos quadros e, depois de uma viagem ao litoral, se refez totalmente e voltou a pintar como antes.
Com essa mostra, Kátia Porfírio anuncia que vai aliar a arte ao social. “A partir de agora, uma parte da renda de todas as minhas obras vendidas será doada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pirenópolis.”
Democratizando a cultura
Segundo a chefe da Seção Adjunta de Atividades Culturais, Emiliana Santos, essa é mais uma atividade desenvolvida pela Alego no sentido de democratizar o acesso da população à arte e à cultura, conforme determinado pelo presidente Bruno Peixoto (UB), desde o início de sua gestão.
Somente para exposições, a Casa disponibiliza três espaços, o hall principal e as floreiras dos blocos A e C. O Palácio Maguito Vilela também abre espaço para apresentações musicais, sessões de cinema e teatro.
Emiliana diz que, além de possibilitar o acesso a um público que não tem outras oportunidades de conhecer as manifestações artísticas, a abertura do espaço da Casa também tem permitido que, principalmente, os artistas iniciantes possam começar a divulgar suas obras. “O mais incrível é que a Assembleia está se tornando, para alguns artistas, o primeiro espaço de exposição. É muito bacana, é aberto ao público, você não paga nada, é a Casa do Povo.”
Os artistas interessados em aproveitar o espaço da Casa de Leis para mostrar sua produção artística podem procurar, pessoalmente, a Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, que fica no térreo, bloco A, no Palácio Maguito Vilela. Informações pelo telefone: (62) 3221.3250.