Ícone alego digital Ícone alego digital

Palácio Maguito Vilela recebe exposição "Alma", com 24 telas da artista Kátia Porfírio. Mostra fica aberta ao público até dia 15

06 de Novembro de 2024 às 06:55
Crédito: Sérgio Rocha
Palácio Maguito Vilela recebe exposição "Alma", com 24 telas da artista Kátia Porfírio. Mostra fica aberta ao público até dia 15
Abertura da exposição "Alma" da artista Kátia Porfírio

A artista plástica Kátia Porfírio mostra sua arte, na exposição “Alma”, que propõe um novo olhar sobre nosso próprio ser e sobre o mundo ao redor. Ela trouxe 24 telas, que ficarão expostas, no hall do bloco C do Palácio Maguito Vilela, até o próximo dia 15 de novembro.

É a primeira vez que Porfírio expõe na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A mostra vem depois de quatro meses de um intervalo na carreira por causa da morte do pai. Ela conta que, no processo de luto, pintou muitas telas em preto e branco e a intenção inicial era fazer uma exposição somente com esses quadros, mas mudou de ideia durante uma conversa com uma amiga. “Ela me disse para eu não me restringir a essas obras, porque eu pintava com a alma e era assim que eu deveria continuar. Daí veio a ideia do nome da exposição.”

A partir do diálogo com a amiga, aos poucos, ela foi voltando a acrescentar outras cores aos quadros e, depois de uma viagem ao litoral, se refez totalmente e voltou a pintar como antes.

Com essa mostra, Kátia Porfírio anuncia que vai aliar a arte ao social. “A partir de agora, uma parte da renda de todas as minhas obras vendidas será doada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pirenópolis.”   

Democratizando a cultura

Segundo a chefe da Seção Adjunta de Atividades Culturais, Emiliana Santos, essa é mais uma atividade desenvolvida pela Alego no sentido de democratizar o acesso da população à arte e à cultura, conforme determinado pelo presidente Bruno Peixoto (UB), desde o início de sua gestão.

Somente para exposições, a Casa disponibiliza três espaços, o hall principal e as floreiras dos blocos A e C.  O Palácio Maguito Vilela também abre espaço para apresentações musicais, sessões de cinema e teatro.

Emiliana diz que, além de possibilitar o acesso a um público que não tem outras oportunidades de conhecer as manifestações artísticas, a abertura do espaço da Casa também tem permitido que, principalmente, os artistas iniciantes possam começar a divulgar suas obras. “O mais incrível é que a Assembleia está se tornando, para alguns artistas, o primeiro espaço de exposição. É muito bacana, é aberto ao público, você não paga nada, é a Casa do Povo.”

Os artistas interessados em aproveitar o espaço da Casa de Leis para mostrar sua produção artística podem procurar, pessoalmente, a Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, que fica no térreo, bloco A, no Palácio Maguito Vilela. Informações pelo telefone: (62) 3221.3250.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.