Servidores participam de curso sobre segurança institucional aplicada ao plenário. Atividades continuam nos dias 11 e 12
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Secretaria de Polícia Legislativa, realizou, no decorrer desta sexta-feira, 8, o 1º Curso de Segurança Institucional Aplicada ao Plenário. As atividades tiveram início às 8 horas, na sala de aula 1 da Escola do Legislativo, no Palácio Maguito Vilela, e foram retomadas à tarde.
Dividido em três encontros, as atividades terão continuidade nos dias 11 e 12 de novembro, nos períodos matutino e vespertino. O objetivo é capacitar os participantes para atuar com eficiência nas atividades de segurança do plenário da Alego, integrando os conhecimentos de procedimentos operacionais, técnicas de segurança com instrumentos de menor potencial ofensivo, controle de distúrbios civis e legislações pertinentes à segurança institucional.
Além disso, visa a instruir, de forma teórica e prática, sobre a legislação aplicável ao contexto de segurança referente às atividades plenárias no Regimento Interno; familiarizar o profissional com as atividades de segurança no plenário, cooperando com as demais equipes; capacitar os profissionais para o controle de distúrbios civis dentro do ambiente legislativo; desenvolver habilidades de etiqueta, postura e compostura no exercício da segurança; e capacitar o profissional a realizar varreduras e vistorias em áreas que receberão sessões plenárias e eventos oficiais.
O assessor adjunto de Capacitação Profissional, Ensino e Pesquisa da Polícia Legislativa, Gabriel Ferreira Weidlich, ressaltou a importância do curso para os servidores da Casa, que é estendido também a guardas civis de Goiânia e da Polícia Legislativa da Câmara de Vereadores de Valparaíso de Goiás.
Weidlich destacou que esse é o primeiro curso voltado para esse tema. "Trata-se de uma grande oportunidade para capacitar os servidores, mas também de estabelecer intercâmbio com outras forças de segurança, fortalecendo uma troca de experiência que se torna fundamental na execução do trabalho”, disse.
Ao comentar sobre a experiência, o policial legislativo de Valparaíso, Neomar Guedes, expressou sua gratidão pelo convite e destacou a importância do curso para o aperfeiçoamento profissional. "Estamos em busca de aperfeiçoar nossos conhecimentos e acredito que temos muito a aprender com a experiência da Polícia Legislativa da Alego", afirmou.
Já o servidor Robson Brants enalteceu a iniciativa da secretaria e ressaltou a importância da capacitação contínua dos profissionais. "Parabenizo o presidente por investir na capacitação dos seus colaboradores, especialmente da Policia Legislativa. Essa iniciativa é fundamental para a proteção do Parlamento", arrematou.