Ministro é cidadão goiano
Por proposição do deputado Clécio Alves (Republicanos), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concedeu, em sessão solene extraordinária na noite dessa segunda-feira, 11, o Título Honorífico de Cidadania Goiana ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes Marques. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado da Casa de Leis.
A vinda de Marques ao Parlamento goiano para receber a honraria atraiu a presença de várias autoridades e do público em geral. Antes do início da solenidade, a banda de música da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, sob a regência do maestro Felipe Alves, brindou o público com sucessos da música popular nacional e internacional. Em seguida, o grupo fez a execução protocolar do Hino Nacional Brasileiro.
Compuseram a mesa diretiva, presidida por Clécio Alves: o homenageado da noite, ministro Kassio Nunes Marques; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Amaral Wilson de Oliveira, representando o presidente, desembargador Carlos Alberto França; o presidente eleito do TJGO, desembargador Leandro Crispim; e os deputados federais Ismael Alexandrino (PSD) e Marussa Boldrin (MDB).
Também tiveram assento à mesa diretiva o chefe de gabinete da Prefeitura de Goiânia, José Firmino, no ato representando o prefeito Rogério Cruz (SD); o vereador por Goiânia Igor Franco (MDB); o prefeito eleito de Goiânia Sandro Mabel (UB); o subdefensor Público-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Allan Montoni Joos, representando o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes; o presidente da Associação Goiana do Ministério Público, Benedito Torres Neto; o representante da Procuradoria da Alego, procurador Eduardo Henrique Lolli; o diretor tesoureiro da seccional goiana da Ordem dos Advogados Do Brasil (OAB-GO), Eduardo Alves Cardoso Júnior; os vereadores eleitos por Goiânia Luan Alves (MDB) e Tião Peixoto (PSDB); o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia, Nadin Neme Neto; e o diretor administrativo da Alego, Leder Pinheiro.
Realização pessoal
Em discurso Clécio Alves afirmou que o momento de reconhecimento significava uma realização pessoal, por poder receber Kassio Nunes Marques no Legislativo goiano e, ainda, homenagear um ministro da Suprema Corte da justiça brasileira. O parlamentar ressaltou que o país vive um momento importante e todos são sabedores da importância do STF nos destinos dos brasileiros. “Ministro Nunes, o senhor, com certeza nos dignifica, nos honra, nos enche de alegria poder recebê-lo aqui, hoje. Em nome do senhor, o nosso Supremo Tribunal Federal também se faz representado aqui pela sua presença.”
Alves fez um histórico da carreira acadêmica, ressaltando os diversos títulos de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, profissional e jurídico de Kassio Nunes Marques. O parlamentar disse que o ministro gosta de estar sempre em Goiás e que agora pode vir como legítimo cidadão goiano.
“Tive o privilégio e constará no meu currículo como deputado estadual, hoje, nesta Casa, o deputado mais votado de Goiânia (na eleição de 2024) sou eu. De todos os deputados eleitos, o mais votado de Goiânia, que está aqui nesta Casa, sou eu, com quase 95% dos votos que eu recebi nas urnas (...) O Estado de Goiás agradece, de verdade, por termos, hoje, essa oportunidade de entregar nas mãos do ministro o Título de Cidadania Goiana e a Medalha do Pedro Ludovico Teixeira, que é a maior honraria desta Casa”.
Em seguida, Clécio Alves entregou ao ministro Kassio Nunes Marques o diploma que o torna, por lei e mérito, cidadão goiano e ainda a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
Em um breve discurso, Nunes Marques afirmou que estava muito emocionado por participar de uma noite ímpar para ele, já que este foi o primeiro título de cidadania que recebe. “É bem verdade que depois de minha ascensão ao Supremo Tribunal Federal, já recebi vários convites, mas esse é o primeiro que eu recebo e escolhi, com muito carinho, o Estado de Goiás.”
Em seguida, o ministro citou trecho de um poema de Cora Coralina, a quem disse admirar: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher”.
O ministro do Supremo sublinhou que está no meio de uma longa caminhada e comparou os percalços da vida às trepidações a caminho do Rio Araguaia. “Temos que vivenciar cada momento.”
O homenageado citou as tradições, a culinária, a religiosidade, a cultura, as belezas naturais goianas, mas destacou que o melhor do goiano é o acolhimento, sentimento que ele e os amigos têm experimentado. “Ontem eu tinha apenas histórias por Goiás, hoje minha vida passa por Goiás. (...) hoje meu coração está igual ao Distrito Federal, cercado de Goiás por todos os lados.”
O novo cidadão goiano
Kassio Nunes Marques nasceu na capital do Piauí, Teresina. Ele é graduado em direito pela Universidade Federal de Piauí (UFPI). Foi procurador do Piauí e juiz federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em 2020, foi indicado pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para assumir vaga na Suprema Corte brasileira. A indicação foi homologada pelo Senado Federal, após reconhecimento da Casa pelas capacidades técnicas, impessoalidade e contribuições do magistrado para o desenvolvimento do direito no Brasil.
A iniciativa que deu origem à concessão da honraria passou pelo crivo da Casa de Leis sob o nº 16129/24 e, após ser sancionado pelo Poder Executivo, deu origem à Lei nº 22.929, de 13 de agosto de 2024.