Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima quer a utilização de plantas nativas em projetos de paisagismo e urbanização em Goiás
A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou, nesta terça-feira, 12, um projeto de lei que estabelece a prioridade de utilização de plantas nativas do Cerrado em projeto paisagísticos, urbanísticos e de arborização feitos pelo Estado de Goiás.
Segundo a parlamentar, a utilização de plantas nativas deverá ser aplicada em projetos de arborização pública, incluindo ruas, praças, parques e calçadas; jardins e paisagismo de áreas públicas, como edifícios públicos; projetos de recuperação ambiental e reflorestamento de áreas degradadas; e ainda a implantação de espaços verdes urbanos e rurais, como hortas comunitárias e canteiros terapêuticos.
De acordo com Bia, o Cerrado possui uma alta taxa de degradação. Portanto, a vegetação nativa já não está presente em todo o território. “O Cerrado ocupa 22% do território nacional, sendo considerado o segundo maior bioma do país, além de alimentar três das maiores bacias hidrográficas do continente sul-americano. Contudo, a despeito de sua importância ecológica, nas últimas cinco décadas mais de 46% da cobertura vegetal nativa do bioma foi suprimida, provocando a perda da biodiversidade, a diminuição da precipitação e o aumento da temperatura”, pontuou a deputada.
“É urgente a preservação do nosso bioma, razão pela qual apresentei o projeto de lei, a fim de instituir a Polícia Estadual de Valorização das Espécies Vegetais Nativas do Cerrado, cujo escopo é a proteção das espécies nativas”, ressaltou a parlamentar.
Conforme a proposta, a adoção de plantas nativas nos projetos paisagísticos e urbanísticos deve observar diretrizes como a valorização da biodiversidade local; sustentabilidade e adaptação; facilidade de manutenção; acessibilidade e inclusão e a promoção da educação ambiental.