Casa realiza, durante todo o dia, ações para prevenção do câncer de próstata e de diabetes
Dentro do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e também ao diabetes, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, realiza, ao longo desta quinta-feira, 14, um evento em parceria com a Fundação Banco de Olhos em Goiás (Fubog), para a realização de diversos exames e atividades especialmente para diabéticos, pré-diabéticos e seus familiares.
Na abertura do evento, participaram o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Fernando Curado; o secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Eduardo Bernardes; o secretário de Serviços Médicos, Lucas Adorno; a chefe dos Serviços de Saúde, Lis Tairiny Martins de Souza; o oftalmologista Marcelo Aleixo dos Santos Cordeiro, além de diversos profissionais da saúde e público em geral.
Bernardes disse que o presidente Bruno Peixoto (UB) é sempre muito sensível a todas as questões relacionadas à saúde integral do cidadão, patrocinando eventos na Casa que acabam por promover um desafogamento da rede pública de atendimento. Ele disse que a ação faz parte do calendário previsto para que o servidor seja muito bem assistido e encaminhado, quando necessário, para atendimento especializado. A previsão é de que pelo menos 500 pessoas recebam atendimento durante todo o dia.
De acordo com o médico oftalmologista Marcelo Aleixo dos Santos Cordeiro, que realiza o mapeamento de retina durante a manhã, o exame é considerado "padrão ouro" no rastreio da retinopatia diabética que complementa a atenção à saúde integral do homem. O especialista lembra que a hiperglicemia pode provocar lesões nos vasos sanguíneos de todo o corpo.
Durante todo o dia de hoje, também estarão sendo realizados o exame de sangue PSA, auricoloterapia e limpeza de pele. No período vespertino, o acompanhamento dos exames serão feitos pelo médico Ícaro Calafiori.
Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção. Ela homenageia Frederick Banting, um dos descobridores da insulina, juntamente com Charles Best.
O diabetes mellitus, importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, é provocado pela falta de insulina ou deficiência de sua ação. O diabetes pode causar o aumento da glicemia, e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e no cérebro. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.