Programa Contestando repercute resultado da eleição norte-americana nesta 6ª-feira, 15
O Programa Contestando desta semana recebeu o professor Ycarim Melgaço Barbosa, pós-doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A atração é transmitida pela TV Assembleia Legislativa e pela TV Brasil Central, e apresentada por Daniel Santana. O convidado repercutiu o resultado da eleição presidencial norte-americana e fez análises sobre o futuro mandato de Donald Trump.
A edição que vai ao ar nesta sexta-feira, 15, teve a participação do advogado Geraldo Fonseca e da jornalista Honória Dietz. No início da entrevista, Melgaço previu que o novo governo republicano deve se aproximar da iniciativa privada. “O Governo de Donald Trump proporcionará, nos próximos quatro anos, um modelo de país capitalista voltado às empresas”, revelou.
Durante a entrevista, o especialista relacionou a vitória de Trump a uma das promessas feitas pelo político, a de adotar no Governo um sistema baseado na meritocracia. Ao comentar a crítica do presidente eleito em relação aos imigrantes ilegais, o especialista pontuou que esse grupo corresponde a um número alto de pessoas, com peso no consumo e na mão de obra, e que, por isso, move parte considerável da economia dos Estados Unidos.
Outro assunto abordado durante a entrevista foi a economia chinesa e o quanto o país asiático tem avançado para se tornar a primeira economia mundial, o que, na visão de Melgaço, será um obstáculo para a economia norte-americana.
O Contestando debate os principais assuntos do mundo jurídico e político, com analistas e convidados. A entrevista vai ao ar nesta sexta-feira, às 19h30, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual e no canal do YouTube.