Notícias dos Gabinetes
Dra. Zeli avalia positivamente a experiência da COP-29 para o desenvolvimento ambiental de Goiás
A deputada estadual Dra. Zeli (UB) fez uma avaliação positiva de sua participação na 29ª COP - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Baku, capital do Azerbaijão. Com atuação ativa no Pavilhão Brasil, a deputada acompanhou as discussões e teve boas expectativas para o desenvolvimento ambiental de Goiás.
Zeli falou sobre o desafio de continuar a produção industrial e agrícola com todas as mudanças climáticas. “Esta é a reação da natureza quanto à agressão por muitos anos e eu não estou sendo negativa. Estou sendo realista. A questão agora é nos adaptar a essas mudanças climáticas que, para mim, não têm mais retorno. Eu quero dizer que tudo isso acontece até com um simples jogar de papel de bala no chão. Nós estamos pagando o preço e a natureza está dando a resposta”, alerta.
Outro olhar evidente, nas rodas de conversa durante o evento, foi para a necessidade de ajudar os pequenos produtores, que são, geralmente, os mais afetados em crises ambientais. “Eu percebi o pedido de socorro aos ribeirinhos, aos pequenos produtores, aos catadores de lixo. E esse pedido de socorro, eu tenho certeza, vai render até a próxima COP. Não podemos deixar com que inocentes paguem o preço da negligência dos grandes. Vamos voltar nosso olhar principalmente para os pequenos produtores de nosso Estado”, declara a deputada.
A parlamentar ainda elogiou o evento e o País que sediou a conferência, pela recepção, organização e segurança. “Que nós levemos daqui conclusões frutíferas. Aqui se discutiu principalmente as transformações climáticas e é importante que o mundo esteja acordando para um momento muito delicado. Estou aqui há uma semana e não encontrei um papel de bala jogado na rua, é um País com uma limpeza fantástica e precisamos de exemplos assim”, afirmou. Além da deputada Dra. Zeli, integraram a comitiva goiana os deputados estaduais Rosângela Rezende (Agir) e Mauro Rubem (PT) e a vereadora Kátia Maria (PT).
COP 29
A conferência tem como objetivo geral debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos. Nas últimas décadas, os países estão se dedicando a encontrar soluções para limitar o aquecimento global a 1,5°C. O evento reúne anualmente chefes de Estado e representantes de países do mundo inteiro na Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês, para Conference of the Parties), este ano realizada entre os dias 11 e 22 de novembro de 2024, em Baku, capital do Azerbaijão. O país é o primeiro da região do Cáucaso, localizado entre o Leste da Europa e o Oeste da Ásia, a sediar uma Conferência das Partes.