Ícone alego digital Ícone alego digital

Visão da Política: na edição desta terça-feira, 26, juiz do Trabalho analisa proposta de emenda que extingue a escala 6x1

26 de Novembro de 2024 às 14:30
Crédito: João Carlos
Visão da Política:  na edição desta terça-feira, 26, juiz do Trabalho analisa proposta de emenda que extingue a escala 6x1
Visão da Política entrevista o juiz Rodrigo Dias

Produzido pela TV Assembleia Legislativa, o Visão da Política, que vai ao ar nesta terça-feira, 26, entrevista o juiz do Trabalho, Rodrigo Dias da Fonseca. À jornalista Monalisa Carneiro, o magistrado esclareceu os principais pontos existentes na proposta de emenda constitucional (PEC) que prevê o fim da escala 6×1, a qual tramita no Congresso Nacional.

De autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a iniciativa prevê a redução da jornada de trabalho, no Brasil, para o formato 4×3. De acordo com Fonseca, trata-se, porém, de uma proposta que foge da realidade econômica do País, no momento. 

Isso porque, segundo o juiz do Trabalho, a medida pode gerar grandes impactos financeiros, tanto para o trabalhador quanto para as empresas, tais como: a necessidade do aumento na produtividade do funcionário; a ampliação da carga tributária, em função da demanda para novas contratações; o pagamento por jornada extra; e, até mesmo, a redução salarial e o aumento nos preços dos produtos. 

“Até (o mercado) voltar ao equilíbrio, vai ter um custo muito grande”, observou Fonseca, com a afirmativa de se tratar de uma medida artificial. “Uma vantagem que pode se tornar uma brutal desvantagem”, acrescentou o profissional. “No Brasil, nesse momento, é uma utopia, infelizmente”, salientou o juiz, que apontou como uma possibilidade viável a discussão para a implantação da escala 5×2, já adotada por muitas empresas no País.  

A entrevista, na íntegra, vai ao ar após transmissão da sessão plenária na TV Assembleia Legislativa, nos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom. O programa também pode ser acompanhado no site oficial do Parlamento estadual e no canal do YouTube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.