Ícone alego digital Ícone alego digital

André do Premium apresenta projetos na área de saúde para idosos e arborização urbana

17 de Dezembro de 2024 às 11:55

O deputado André do Premium (Avante) apresentou 2 projetos de lei, de números 24886/24 e 24887/24, que dispõe sobre a arborização urbana dos municípios e na saúde mental de idosos em âmbito do Estado de Goiás. Ambos os projetos estão tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás. O  primeiro projeto está sendo relatado pelo deputado Cairo Salim  ( PSD) e o segundo foi distribuído ao deputado Wilde Cambão (PSD) para relatar.

O primeiro projeto pretende criar o selo “Município Mais Verde” como reconhecimento às ações de arborização urbana dos municípios do Estado de Goiás, visando promover a sustentabilidade, a melhoria da qualidade de vida da população e a promoção de cidades mais sustentáveis.

De acordo com a proposta, está provado que a arborização urbana desempenha influência direta na saúde mental e física da população, contribui para a redução da poluição atmosférica, o controle da temperatura e a proteção da biodiversidade urbana. 

Sendo assim, ao incentivar os municípios a pleitear o selo Município Mais Verde, haverá o surgimento de um modelo de desenvolvimento urbano capaz de manter a sustentabilidade consciente do meio ambiente.

O segundo projeto, de nº 24887/24, quer instituir o “Programa Estadual de Terapia Assistida por Animais” para promover a saúde mental e física de idosos, por meio da interação terapêutica com animais domésticos.

É muito comum a solidão e o isolamento social entre os idosos, situações que podem causar depressão, ansiedade ou outras condições de saúde mental. Para evitar ou combater esses problemas, a proposta é incentivar a interação dos idosos com animais, que pode trazer conforto emocional, reduzir níveis de estresse e promover sentimentos de alegria. 

A convivência com animais estimula o idoso a praticar atividades físicas, mantém ativa a  coordenação motora, promove a adoção responsável de animais domésticos e desperta um sentimento de amor e carinho mútuo entre o dono e o pet. 

Segundo o parlamentar, “estudos científicos comprovam os benefícios da Terapia Assistida por Animais e Pesquisas e mostram que a terapia pode reduzir a pressão arterial, diminuir o níveis de cortisol (hormônio do estresse), melhorar a função cognitiva e aumentar os níveis de serotonina e dopamina (neurotransmissores associados ao bem-estar)”, salienta.

A aprovação do Programa Estadual de Terapia Assistida por Animais para Idosos é de extrema relevância, especialmente, às pessoas que moram sozinhas. Trata-se de uma iniciativa inovadora que aborda múltiplos aspectos do bem-estar dos idosos. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.